60% da população adulta já se vacinou em Carambeí

60% da população adulta já se vacinou em Carambeí

Da Assessoria

Carambeí – Oito meses após a pandemia de Covid-19 atingir Carambeí – 17 de maio de 2020 -, a primeira dose da vacina contra o coronavírus era aplicada na técnica de enfermagem, Rosana de Fátima de Souza. Em 19 de janeiro de 2021 ela tornava-se a primeira carambeiense a receber o imunizante. Desde então a Secretaria Municipal de Saúde direciona esforços para imunizar a população adulta e já contabiliza 11.794 cidadãos vacinados, com 4.069 com o ciclo completo de imunização que se somam a 1.182 pessoas que receberam dose única. A estimativa total da população, acima de 18 anos, que receberá a imunização é de 18.635.

A enfermeira responsável pela Atenção Primária a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Ricci, descreve que todo processo de vacinação que envolve as marcas do imunizante, faixas etárias, primeira e segunda doses são determinados pelo Ministério da Saúde. Ela explica que não existe um padrão de entrega dos imunizantes, porém, tem sido possível manter um chamado por semana para a primeira dose.

A enfermeira Tatiana comenta que a adesão é de praticamente 100% da população, que desde o início da campanha comparece ao local de vacinação. “Somente percebemos redução nas duas últimas faixas etárias, 27 e 28 anos, que o comparecimento foi abaixo da estimativa”, ressalta.

Tatiana diz que nas chamadas para segunda dose, também há registro de ausência, embora baixo. “Nesses casos as equipes de busca ativa têm conseguido realizar a vacina e completar o ciclo de imunização. Nosso sistema de vacinação que atualmente ocorre em locais diferentes, para facilitar o acesso dos grupos convocados e todo empenho das equipes envolvidas, contribuem para os excelentes resultados alcançados”, acrescenta a enfermeira.

Atualização Covid-19

Pacientes com vírus ativo somam 42, internados um, e sem registro de óbitos desde 29 de junho.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!