No Dia do Agricultor, governador participa do lançamento de placar sobre produção agrícola

No Dia do Agricultor, governador participa do lançamento de placar sobre produção agrícola

AEN

Em comemoração ao Dia do Agricultor, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (28), na fábrica da New Holland, na Capital, do lançamento do Colheitômetro. A ferramenta desenvolvida pela empresa mostra em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas produzidas no País, como soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e trigo. O placar foi instalado na entrada da planta industrial localizada na Cidade Industrial de Curitiba.

A intenção, de acordo com a multinacional, é desenvolver a partir de agora um Colheitômetro paranaense, com o recorte dos indicadores da safra estadual. “É um momento especial para celebrar o Dia do Agricultor, e o lançamento de uma plataforma que vai permitir acompanhar em tempo real tudo o que será colhido no País. Algo que se torna ainda mais importante quando falamos do Paraná e a sua vocação natural para produzir alimentos”, afirmou Ratinho Junior.

O governador ressaltou que os produtos do campo, entre agricultura e pecuária, são responsáveis por cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Potencial que pode ser ainda melhor explorado justamente com a chegada da tecnologia e conectividade nas áreas rurais. “A New Holland está há muitos anos no Paraná e é uma grande parceira do campo, também em termos tecnológicos”, disse.

Norberto Ortigara, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, lembrou que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná em 2020 ultrapassou R$ 128,3 bilhões, de acordo com relatório preliminar do Departamento de Economia Rural (Deral). O montante representa um crescimento real de 21% em relação ao valor de 2019. Em termos nominais, o acréscimo é de 31%.

“Em que pese a pandemia e as condições climáticas não tão favoráveis, a produção agropecuária paranaense foi bastante razoável, o que trouxe renda para os agricultores e esse crescimento expressivo”, destacou Ortigara.

O VBP contempla aproximadamente 350 itens. Os dados são levantados ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições de lavoura, culminando com esse levantamento mais específico de itens diversificados da fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos animais e vegetais que refletem o setor rural do Estado.

Painel

A ferramenta desenvolvida pela New Holland se destaca por ser o primeiro contador digital da produção agrícola brasileira. A tecnologia, que utiliza fontes seguras e dados oficiais, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também exibirá ao público as cifras geradas por essas culturas, que são pilares da economia brasileira.

Além do Colheitômetro instalado em Curitiba, foi disponibilizado o site (www.colheitometro.com.br), que pode ser consultado a qualquer momento. A intenção é que, futuramente, novos painéis sejam instalados em outras cidades do País.

Para fazer essas operações, o Colheitômetro utiliza informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IBGE e Cepea-Esalq/USP, e de outras fontes. Através de algoritmos internos, esses dados são incrementados conforme as previsões de colheita.

“Temos orgulho de também ser uma fábrica paranaense. Mostramos para o governador diversas iniciativas para fomentar a agricultura, algumas delas com base na tecnologia. O Colheitômetro reconhece a importância do agro para o Paraná e para o Brasil”, explicou o diretor comercial de mercado Brasil da empresa, Eduardo Kerbauy.

Os executivos apresentaram também novos projetos relacionados a tratores movidos a biometano, conectividade e acessibilidade.

Empresa

A New Holland Agriculture possui três fábricas no Brasil: em Curitiba, Sorocaba e Piracicaba, ambas no interior de São Paulo, além de uma fábrica em Córdoba, na Argentina. As três plantas brasileiras empregam cerca de 4.400 colaboradores.

A unidade da capital paranaense, que este ano vai completar 46 anos, tem 750 mil metros quadrados, emprega 2.145 funcionários e tem capacidade instalada para montar 100 tratores, 12 colheitadeiras e 14 plataformas de colheita por dia.

Presenças

Participaram da visita o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relação Institucionais da New Holland, Alexandre Bernardes; o gerente comercial, Rudimar Rigo; o diretor de Desenvolvimento de Rede, Paulo Máximo; o gerente de Portfólio de Produto, Nilson Righi; e a gerente de Marketing, Carolina Brandão.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!