TARJA PRETA

* POR SANDRO A. CARRILHO

PRESIDÊNCIA
Em Castro, o que já se previa, confirmou-se. Miguel Zahdi Neto, sobrinho do prefeito Moacyr Elias Fadel Neto, elegeu-se presidente da Casa de Leis. Mais do que isso, venceu a eleição de forma arrasadora – 11 votos a 2 – e comandará o legislativo nos próximos dois anos.

MAIORIA
Mais do que vencer com a maioria de votos, Zahdi Neto arrebanhou dois vereadores que até o ano passado se intitulavam oposição. Cezar do Povo e Paulinho Farias votaram com a chapa vencedora, enquanto que Maurício Kusdra e Rafael Rabbers serão as vozes da oposição.

PARENTES
Entre os dez vereadores que foram com o agora presidente, dois possuem algum grau de parentesco. São eles José Otávio Nocera e Joel Fadel, companheiros de bancada já na legislatura passada. É certo que não terão problemas em aprovar projetos de seus interesses, mas engana-se quem acredita que não haverá embate. Do outro lado estão dois vereadores com conhecimento de sobra de legislação municipal.

PRIMEIRA DERROTA
A chapa apoiada pela prefeita carambeiense Elisângela Pedroso (PSB) acabou perdendo o comando da Câmara Municipal por seis votos a cinco. Teria sido a primeira derrota da prefeita, logo no primeiro dia de seu govermo. Não era assim que a primeira mulher, no posto mais alto de Carambeí, imaginava que começaria a sua gestão, mas acabou sendo.

VALEU A EXPERIÊNCIA
O mais engraçado de tudo isso é que o vereador Ratinho, que deixou o PT para se aliar ao PSB de Elisângela Pedroso, foi quem definiu o resultado. Preterido pelo bloco de apoio da prefeita que queria outro nome encabeçando a chapa, ela não imaginava que a oposição abriria mão da presidência para dar a Ratinho a chance de comandar a Casa de Leis. E foi isso que aconteceu. Ratinho que era de Osmar Blum, passou para Elisangela Pedroso e, ao final, preferiu seu antigo reduto. Nem com Caninana, que voltou ao legislativo e preferiu o grupo da prefeita, acabou fazendo a diferença.

1º DECRETO
Outra mediada que não agradou foi determinar o reajuste para cima do Valor de Referência Municipal (VRM). Ou seja, o primeiro decreto de Elisangela Pedroso, como prefeita de Carambeí, foi aumentar o índice de referência para cobrança, por exemplo, de impostos.


IRMÃO NO PRIMEIRO ESCALÃO
Basta dar o poder, para descobrir quem a pessoa realmente é. A prefeita de Carambeí, quando então vereadora do município, diga-se de passagem, na mesma gestão de seu atual vice Jeverson Gomes da Silva, votou contra a lei do nepotismo. Teria sido a única a posicionar-se contrária a contratação de parentes na administração municipal. Mas, o que se viu na primeira semana no poder foi outra coisa. Elisângela trouxe o seu irmão para comandar a pasta da Administração. É de se destacar que para primeiro escalão é permitido parentes de qualquer grau, ou seja, é legal, mas convenhamos, totalmente imoral.

DE VICE PASSA ASSESSOR
Por que trocar um posto de vice pelo de assessor especial? Para muitos seria algo sem sentido, pois vice-prefeito tem mais poder e status que um assessor. Mas, pode existir um motivo lógico que ainda precisa ser esclarecido. Será que Jeverson Gomes da Silva teria sido seduzido por um salário mais alto para ocupar tal função? Perguntar não ofende.

*ÚLTIMAS: Pai da prefeita Elisangela Pedroso, Alci Pedroso de Oliveira, foi visto com com sua filha pelo Parque de Máquinas.Uma grata surpresa foi a contratação de Juliane Doroski para a pasta da Saúde de Carambeí. Mesmo vindo de Ponta Grossa, ela mostra entusiasmo para fazer a diferença em um dos setores mais complicados de qualquer governo.*Vereador Caninana cria em Carambeí o seu gabinete móvel.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!