Jaguariaíva apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023 em Audiência Pública

Jaguariaíva apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023 em Audiência Pública

Da Assessoria

Jaguariaíva – A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva realizou na quinta-feora (28), na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para prestar contas das aplicações dos recursos públicos referentes ao 2º quadrimestre de 2023.

Autoridades locais, entre eles a prefeita Alcione Lemos, vice-prefeito Adilson Passos Félix, vereadores, como a presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, Juliana Langner, secretários municipais e representantes das autarquias IPAS e SAMAE e servidores municipais compareceram na audiência, que é aberta à população.

No início a prefeita Alcione se colocou à disposição para responder perguntas relativas às aplicações dos recursos públicos e destacou que o momento é de cautela, devido às quedas de repasses pelo Governo Federal em todo o país. Ela explicou que o município se mantém com as contas em dia, graças a trabalho minucioso, planejado e responsável da Administração Municipal.

Entre os repasses que diminuíram e impactam em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura está o do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte significativa de receita para as os municípios, principalmente os menores. A secretária de Finanças e Planejamento (SEFIP), Bruna Silva Miranda Zivigicoski, falou dessas questões e apresentou os índices de aplicações, que estão equilibrados, embora com queda no orçamento. Também mostrou que gestão pública municipal de Jaguariaíva está em consonância com a legislação, incluindo as aplicações Fundeb, reflexo do aumento no salário dos professores e outras ações de melhorias contínuas na educação.

Na Saúde, ao apresentar os índices financeiros, a secretária da pasta Amália Cristina Alves, observou que Jaguariaíva vai além da prestação de serviços de atenção básica. Observou que em média são gastos mais de R$3,5 milhões mensais na área, incluindo a manutenção do Hospital Municipal Carolina Lupion.

Ao final os relatórios da Prestação de Contas da Saúde foram entregues à Câmara e Conselho Municipal de Saúde. A prefeita Alcione também entregou a Prestação de Contas com dados de todas as secretarias e autarquias à Câmara, para arquivo e consulta dos interessados.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!