Vítimas de acidente com van são identificadas; sindicato suspende conferência

Vítimas de acidente com van são identificadas; sindicato suspende conferência

Matheus de Lara

Foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, nesta sexta-feira (12), as vítimas fatais do grave acidente que envolveu uma van com 10 pessoas, entre elas nove professores, além do motorista e um caminhão carregado com leite. A colisão do tipo traseira aconteceu por volta das 23h30 de quinta-feira (11), no quilômetro 544 da BR-376, localidade de Witmarsun, em Palmeira.

Os professores se deslocavam da região Norte do Estado para participar da 8ª Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato, em Curitiba, quando ocorreu o acidente, resultando na morte de seis professores além do condutor da van. Outras três pessoas ficaram gravemente feridas. Com o forte impacto, a dianteira da van ficou destruída.

Vítimas fatais

As vítimas fatais são: Andreia Aparecida Lemes Santana, de 48 anos; Aparecida Lucia da Cunha, de 57 anos; Ederson Camiloti, de 54 anos; Miguel Henrique Souza de Melo, de 58 anos, esse motorista da van; Joana Darc Franco Bertoni, de 56 anos; Lucilene Prates Tomas Saidler, de 52 anos, e Silvia Regina Gomes, de 51 anos. Quatro eram moradores de São Antônio da Platina, dois de Barra do Jacaré e um de Jacarezinho. Os sepultamentos ocorrem neste sábado (13).

Os internados são, Maria das Graças de Oliveira; Juliano Cesar Teixeira e Fernanda S. Nogueira Teixeira, ambos moradores do município de Cambará. Segundo o Sindicato, dois estão com quadro estável e apresentam boa recuperação, e a terceira educadora apresenta lesões graves e quadro instável.

Acidente

Seis pessoas morreram na hora, já a sétima vítima fatal chegou a ser socorrida, mas veio a óbito a caminho do Hospital do Rocio, em Campo Largo. Já os três ocupantes foram encaminhados a hospitais da região.

Dados repassados pelo chefe da delegacia da PRF de Ponta Grossa, Luis Fernando Berteli, no começo da manhã de sexta-feira (12), descreve que a sede da empresa da Van era de Jacarezinho. Polícia Civil investiga a causa do acidente.

Repercussão

A APP-Sindicato, por meio de nota, se manifestou sobre a tragédia. “Com profundo pesar e consternação, a APP tomou conhecimento do trágico acidente que vitimou educadores (as) na noite de quinta-feira (11). A direção do Sindicato acompanha a situação desde a primeira hora da manhã, e prestará todo o auxílio necessário às famílias das vítimas”.

A nota também explica que a van trazia a delegação de Cambará. Já a programação da 8ª Conferência Estadual de Educação, que reúne cerca de 500 delegados(as) de todo o estado em Curitiba, foi suspensa.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) também emitiu nota de pesar pela morte dos professores. “Manifestamos toda solidariedade às famílias e profunda consternação pelas mortes dos professores neste momento de dor”, afirmou o coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da DPE-PR, defensor público Fernando Redede, que acompanha de perto e diariamente o trabalho dos(as) profissionais da Educação no estado.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior também manifestou consternação com a tragédia. “Manifesto meu pesar pela morte de um grupo de professores da rede estadual, em um acidente na madrugada desta sexta-feira, em Palmeira. Que Deus conforte suas famílias, amigos e alunos. Desejo plena recuperação aos profissionais que ficaram feridos”.

A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED) declarou luto oficial na educação pelos próximos três dias.

Foto 1: Divulgação / APP-Sindicato

Foto 2: Divulgação / Reinaldo Marcondes – BNT Online Ponta Grossa

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!