RETROSPECTIVA: As dez notícias mais impactantes na área de segurança em 2021

RETROSPECTIVA: As dez notícias mais impactantes na área de segurança em 2021

Matheus de Lara

No apagar das luzes de 2021, a reportagem do Página Um News elencou as dez reportagens mais impactantes na área de segurança, na visão do jornalista Matheus de Lara. Não houve a mais importante, mas todas tiveram o seu grau de relevância, seja pelo trabalho da polícia, tamanho da operação, e morte. Confira as dez mais agora:

Operações apreendem fios de cobre

Para combater a receptação, ao longo do ano ocorreram inúmeras prisões pelas autoridades policiais, de pessoas furtando fios de luz e de telefone, até mesmo cabos de energia da estação de captação de água. Nos últimos dias, estabelecimentos de ferros-velhos estão sendo fiscalizados, a exemplo da operação da Polícia Civil que apreendeu 15 quilos de fiação e duas pessoas foram presas no mês de novembro; da Operação Cuprum realizada em junho que apreendeu 365 quilos de metais de origem não comprovada. Além disso, em 13 de dezembro, Receita Estadual deflagrou a Operação Ferro Velho II e, em conjunto com outros órgãos para também coibir a receptação, recolheram 50 quilos de cobre em vários pontos da cidade.

Homicídio de frentista

Um dos crimes que chocou os moradores de Castro foi a morte do frentista, Nilton Rosaldo de Mattos, de 46 anos. Ele estava jogando bilhar com outro rapaz, no Cantinho do Lanche, na Vila Jeová, na noite de 16 de abril, quando o assassino Cláudio Batata, de 49 anos, teria ido ao local atrás de cigarro. Como não era vendido, ele sacou a arma e atirou na cabeça de Nilton, na presença da esposa e outras pessoas. Exato uma semana após o crime, no dia 23, o criminoso foi localizado e preso no Bairro Arapongas. Acredita-se que a motivação é vingança, pelo fato do filho de Cláudio ter sido preso no dia 15, em decorrência do crime de receptação de fios de cobre, em um ferro-velho da cidade, denunciado por Nilton, mas isso não foi confirmado.

Ministério Público denuncia 31 pessoas

Em julho o Ministério Público do Paraná, representado pela 1ª Promotoria de Justiça de Castro, denunciou criminalmente 31 pessoas por associação ao tráfico de drogas. As investigações apontaram que havia existência de dois núcleos criminosos, comandados por pessoas presas em penitenciárias. O processo é decorrente da Operação Xeque-Mate, deflagrada em 24 de junho pela Polícia Militar, que contou com 80 policiais no encerramento da operação de combate ao tráfico. Ao todo 15 pessoas foram detidas em diversos bairros do município e expedidos 30 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão cumpridos.

Tragédia na PR-151

No final de julho, a cidade de Castro registrou trágico acidente que matou o casal de namorados, José Carlos Cordeiro dos Santos, de 55 anos, e Nerli de Fátima Lara, de 48 anos, próximo ao Hotel Dallas, na PR-151. O acidente envolveu caminhão Scania, GM Kadett e um ônibus. As cenas do acidente foram registradas por câmera de segurança. Eles eram moradores do Tronco e estavam a caminho do trabalho. José foi sepultado no Tronco e Noeli no Cemitério do Socavão. Para a polícia, o motorista disse que estava a 70 km/h. A delegada que conduziu o interrogatório disse que o motorista saiu de uma curva e não percebeu que o trânsito estava parado. Na época a CCR Rodonorte lamentou a ocorrência que vitimou os castrenses.

Condenações judiciais

Em 14 de julho, o tribunal do Júri de Ponta Grossa condenou a 18 anos e oito meses de prisão, em regime fechado, Marcelo Ávila pela morte da ex-mulher e professora Luciane Ávila. No início do ano, em 27 de janeiro, o Tribunal do Júri em Castro, condenou o caminhoneiro Leandro Vriesman, a oito anos de prisão em regime semiaberto, por atirar em dois policiais e um oficial da justiça em Carambeí no ano de 2017. A terceira condenação levantada pela reportagem aconteceu em 10 de agosto quando também em Ponta Grossa, Éder Batista de Andrade, de 31 anos, foi condenado a 11 anos de prisão em regime fechado, depois de atropelar, arrastar por quadro quadras e matar Rubens Krum, de 82 anos. Em dezembro, Anderson Carneiro Mainardes, de 36 anos, foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado por matar sua esposa, no Jardim dos Bancários, em Castro.

Megaoperações na região

Ponta Grossa e Carambeí foram alvos de megaoperações ao longo do ano. Em 21 de julho, equipe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa desmantelou organização criminosa especializada em roubos a fazendas e grandes empresas, resultado de cinco meses de investigações. Ao todo foram cumpridos 54 mandados judiciais e o grupo agia em diversas regiões do Paraná. Já em fevereiro em Carambeí, policiais civis e militares deflagraram a Operação Cidade Segura II, relacionada a uma série de roubos a comércio, entre postos de combustíveis, casa de tortas, farmácia, entre outros locais.

Incêndio em loja de construção

Em 30 de maio, incêndio na loja Lins Materiais de Construção, em Castro, acionou três equipes dos bombeiros, formado por nove soldados, para apagar o fogo que se propagou. Nada pode ser salvo no piso inferior, quanto ao superior, as chamas atingiram parcialmente. Antes da chegada dos bombeiros, populares tentavam combater o fogo, como na retirada de alguns produtos. Dias depois, o proprietário falou que a causa do incêndio foi pane elétrica em computador, além da estrutura do prédio que ficou bastante danificada.

Caso Marlene

Após o desaparecimento da empresária Marlene Paula Acácio, de 47 anos, em 5 de março, o corpo foi localizado no fundo de uma ribanceira por um agricultor, em Ponta Grossa. Segundo a polícia, 15 dias antes os pertences da vítima foram localizados. No mesmo dia do achado do corpo, mas na região onde foram encontrados os pertences, o celular da vítima foi encontrado destruído. Os suspeitos, um casal, foram presos em fevereiro, e foram indiciados pela prática de homicídio qualificado, pela ocultação de cadáver e roubo agravado.

3ª Cia da PM com novo comando

Desde 1° de outubro, a 3ª Companhia da Polícia Militar de Castro tem novo comandante. Após saída de Aurélio de Santa Clara, o 1° tenente Cassiano Pereira Stanczyk assumiu a unidade. A troca de comando aconteceu no tradicional rito de passagem, solenidade que aconteceu na Câmara Municipal. Cassiano disse após a cerimônia, que iria atuar conforme forem surgindo as demandas, e destacou o policiamento em área rural dos municípios. Cassiano aceitou o comandar a unidade de Castro a convite do coronel Bezerra.

Ninja de Castro

Destaque mundial, Marcelo Luiz Milek, de 48 anos, ficou conhecido como o ‘Ninja de Castro’, depois que viralizou nas redes sociais. Ele aparece pulando para dentro de seu carro em movimento, pela janela, depois que o carro desce desgovernado. O caso aconteceu em 22 de agosto, no Jardim Bela Vista, e para evitar o pior, ele puxa o freio de mão quando o automóvel desce em direção à duas casas. Para a reportagem disse que estacionou o veículo próximo a mercearia como faz todos os domingos para comprar refrigerante.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!