PM reforça patrulhamento no perímetro das escolas

PM reforça patrulhamento no perímetro das escolas

Emerson Teixeira

Carambeí – A sensação de medo despertada na população pelos casos de violência em escolas nos estados de Santa Catarina e São Paulo vem perdendo força com o aumento da sensação de segurança proporcionada pelas rondas realizadas pela Polícia Militar (PM) nos perímetros das escolas na cidade e também no interior do município.

Essa foi à percepção de pais de alunos da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas na entrada dos alunos na manhã desta quarta-feira (19), que contou com a presença de dois policiais militares. Na terça-feira (18) os agentes estiveram na Escola Rural Municipal Santa Cruz e no Colégio Zilda Arns, na localidade de Santa Cruz. O patrulhamento está sendo realizado em todas as unidades de ensino do município.

A diretora da escola José Pedro Novaes Rosas, Ana Dias da Silva, relata que desde tiveram conhecimento dos acontecimentos nas escolas dos estados vizinhos já haviam adotados algumas medidas de segurança. “Nós enquanto escola estamos pedindo a todos que sempre mantenham o portão fechado e a secretária se não reconheceu quem toca a campainha, só abre o portão depois de verificar quem é. Estamos com atenção redobrada em todos os sentidos. Vou solicitar por ofício um inspetor ou guardião para nossa escola e também a presença do Detransede todos os dias na saída”, disse.

A diretora reforçou algumas orientações aos pais dos alunos. “Trazer e pegar a criança no horário, assim evitamos ter que estar abrindo o portão. Os pais devem solicitar aos proprietários das vans para cumprirem o horário da escola, bem como os monitores estarem levando as crianças até o portão e depois pegando no portão para saída. Solicitem aos motoristas de Uber para que desçam do carro pegar a criança no portão da escola, para que eles não saiam correndo ao avistar o carro. Se cada um fizer sua parte diminuímos os riscos com nossas crianças”, enfatiza.

Reunião
O ponta pé inicial foi dado na segunda-feira (17) em reunião realizada no Centro de Convivência do Idoso entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura, Câmara Municipal e a comunidade escolar representada pelas diretoras das instituições de ensino da rede pública e particular da cidade e membros do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg).

Na ocasião o Sargento Wesley, que responde interinamente pelo Destacamento da PM no município, relatou sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas pelas forças de segurança. “Nós já estamos acompanhando de perto, já existe uma determinação para que as viaturas locais façam um acompanhamento prioritário dos colégios e por parte da Polícia Militar, no âmbito do Estado, já foram tomadas algumas medidas e já teve um reforço no policiamento exclusivo para os colégios. Quero tranquilizar a população, a cidade não teve nenhum registro, nenhuma situação relativa a essas situações de ataques as escolas. Peço que a população fique tranquila, que evitem compartilhar notícias falsas, sem checagem, para que possamos ter mais tranquilidade na comunidade escolar”, relatou.

Ele ressalta que desde a quarta-feira da semana passada está sendo realizada uma operação determinada pelo comandante geral da PM onde foi designada mais uma viatura para cada município da região dos Campos Gerais. “Além da viatura normal, que já pertence a cidade de Carambeí, nós temos uma viatura exclusiva para o policiamento nas escolas que ficará das 6h30 da manhã até as 18h30 exclusiva para os colégios, acompanhando as entradas e saídas das escolas”, frisa. O sargento destaca também o reforço da patrulha escolar no município que soma com o efetivo da corporação.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, anunciou que a Prefeitura desenvolverá um projeto de monitoramento nas escolas e CMEIs do município. “O projeto está sendo elaborado pelo Departamento de Informática da prefeitura, onde o município estará investindo em câmeras de monitoramento, com monitores dentro de cada secretaria da escola, da polícia Civil e da Polícia Militar e do Detransede”, anunciou. Ela ressaltou que os portões eletrônicos das escolas devem passar por manutenção.

Policiais Militares com o diretor do Colégio Zilda Arns, José Ivo de Oliveira, na localidade de Santa Cruz

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!