Guarda Municipal encontra área com cerca de 30 araucárias derrubadas no interior de Castro

Guarda Municipal encontra área com cerca de 30 araucárias derrubadas no interior de Castro

Luana Dias

Equipe da Guarda Municipal de Castro, que realizava patrulhamento na área rural do município durante a tarde de segunda-feira (3), encontrou uma propriedade com cerca de 30 araucárias (Araucária angustifólia) derrubadas. O crime ambiental foi registrado na estrada da Quebrada Funda, sentido Paina, há cerca de 35 km do Distrito do Socavão. Segundo informações levantadas pelos agentes, o proprietário da área não possuía autorização para fazer o corte das árvores, que estavam em plena fase de produção de pinhão.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Fabio Zadhi, o proprietário não estava no local quando a equipe chegou. Havia uma pessoa, trabalhando na limpeza do terreno, porém, não foram encontrados indícios de participação da mesma no corte das árvores. “Ele estava trabalhando no local, mas não significa que tinha ligação com o corte das araucárias, até mesmo porque naquele momento, com ele não tinha nenhum equipamento de corte”, ressaltou.

Em casos como este, a equipe responsável pelo patrulhamento faz Boletim de Ocorrência e na sequência envia, tanto para a Polícia Civil, como para a Polícia Ambiental, que dão seguimento ao processo. “A Guarda Rural é a equipe da Guarda Municipal que presta atendimento à comunidade do interior. É a equipe preparada para fazer, por exemplo, patrulhamento no interior, atender casos de denúncia, violência doméstica e outras situações. Quando se depara com esse tipo de situação a equipe faz o B.O. e comunica a Polícia Ambiental, por se tratar de um crime ambiental, e à Civil que irá apurar a questão criminal em si”, explica o comandante.

A Guarda Municipal também é responsável por receber denúncias de crimes ambientais, e ocorridos na área rural do município. O denunciante pode entrar em contato por telefone, através do número 153 (emergência), ou enviar mensagem de WhatsApp para o número (42) 998140226.

Divulgação/Guarda Municipal

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!