Bombeiros alertam sobre temporais

Bombeiros alertam sobre temporais

Matheus de Lara

Com as altas temperaturas dos últimos dias, os temporais de verão são bastante frequentes, principalmente a incidência de raios e a chuva associada aos ventos fortes que provoca a queda de árvores. Em relação a esses fatores, a reportagem do Página Um News conversou com o tenente do 2° GB de Castro, Paulo Ribeiro, para saber como os moradores podem se prevenir em relação a temporais.

Conforme tenente “para prevenir a queda de árvore é importante atentar para sinais como a existência de buracos no caule, raízes expostas, a presença de alguma parte oca ou rachada, angulação diferente no tronco ou no galho também podem sinalizar que algo está errado. O Corpo de Bombeiros atua quando o risco é iminente, ou seja, quando a árvore nitidamente oferece perigo de cair e atingir pessoas, animais, casas ou veículos ou quando já estiverem caídas gerando risco às pessoas e transtornos ao trânsito como obstrução de vias e acessos”, descreve Ribeiro.

Paulo Ribeiro também destaca que durante os temporais não se deve “estacionar veículos embaixo de árvores, nem permaneçer debaixo delas. Jamais procurar se abrigar nelas em caso de tempestades com raios. Em relação aos raios, estes representam graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas. Por ano, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o país – não há uma estatística precisa. A maioria sobrevive, porque são atingidas indiretamente, por uma faísca lateral ou porque estão próximas ou encostadas no ponto que sofreu o choque direto”, enfatiza.

O tenente elencou algumas prevenções para que as pessoas se protejam quando ocorre os temporais, entre:

Durante as tempestades fique em casa, saia somente se for absolutamente necessário; não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade; mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas; não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos; se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel, os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios; não permaneça dentro d’água durante as tempestades; em casa, permaneça longe de portas, janelas e interruptores de luz; quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!