Palmeira e Tibagi preparam urnas para votação

Palmeira e Tibagi preparam urnas para votação

Após lacração, urnas serão armazenadas e apenas às vésperas do pleito serão enviadas aos locais de votação / Divulgação/TRE

Edilene Santos

Na próxima semana, a maioria dos municípios dará início à preparação das urnas para encaminhamento aos locais de votação. O processo de geração de mídia – ou seja, do pendrive contendo nomes dos candidatos e que irá abrigar os votos – e de carga e lacração de urnas conta com cerimônias públicas para garantir transparência nas Eleições 2020.

Em Palmeira, a carga e lacração das urnas acontecerão no dia 5. Já em Tibagi, a geração de mídia será no dia 5 e a carga e lacração no dia seguinte. “Convidamos os candidatos, a imprensa, a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], outros representantes da sociedade e também os cidadãos a acompanhar esse processo”, convida o chefe do Cartório Eleitoral, Adilson Severino da Silva. “A ideia é que todos vejam como são os lacres. Também é feito um sorteio aleatório de urnas, por um sistema próprio da Justiça Federal, para serem testadas publicamente. Estes testes servem para mostrar que as urnas estão zeradas, isto é, não registraram nenhum voto antes do pleito. O que queremos é garantir a segurança e a transparência do pleito”, completa o chefe do Cartório Eleitoral de Tibagi, Jaime Nunes Filho.

As urnas serão enviadas aos locais de votação um ou dois antes do dia 15 de novembro, dependendo da logística de distribuição. Até lá ficarão lacradas e armazenadas em local seguro.

Além das urnas que serão utilizadas, os municípios sempre contam com equipamentos de reserva, em caso de pane no dia da eleição. “Aqui temos umas 15 urnas a mais. Porém, normalmente apenas umas três urnas acabam dando problema e são substituídas sem qualquer prejuízo, já que os votos gravados antes ficam armazenados na mídia”, conta Adilson.

Em Palmeira, são 30 locais de votação com 75 urnas. Neste ano, 25.672 eleitores estão aptos a participar do pleito. O mesmo cartório também atende Porto Amazonas, que terá dez urnas para três locais de votação. Lá são 3.751 eleitores.

Em Tibagi, os 14.142 eleitores têm 12 locais de votação onde serão disponibilizadas 46 urnas. Em Ventania, que é atendida pelo mesmo cartório, serão 22 urnas distribuídas em quatro locais de votação. Elas receberão os votos de 7.068 eleitores.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!