Enfermeira Terezinha é a primeira a ser vacinada nos Campos Gerais

Enfermeira Terezinha é a primeira a ser vacinada nos Campos Gerais

Cleucimara Santiago

A escolhida para receber em Ponta Grossa, por critérios técnicos, a vacina Coronavac, do Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, da China, foi a enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira, que trabalha na linha de frente no combate à doença. Coube ao enfermeiro Tiago Bueno, coordenador da Atenção Primária a aplicação da primeira dose.

Terezinha ajudou na organização da ala da Covid-19 do Hospital Universitário (HU-UEPG), atuou na linha de frente do combate à pandemia. Em julho do ano passado, causou comoção o fato de testar positivo para a Covid-19 e ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HU-UEPG. Ela teve alta e voltou dias depois para UTI por outros motivos, não relacionados a infecção por Covid. As demais doses serão realizadas nos locais de trabalho, por uma equipe volante, visto que o público-alvo da primeira fase são os profissionais da linha de frente ao combate ao coronavírus.

Doses recebidas
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que receberia as doses às 10 horas da manhã desta terça-feira (19), depois comunicou que haveria um atraso e chegaria às 11 horas, alterando novamente para as 12 horas. Finalmente, por volta das 12h30, as tão esperadas remessas de vacinas da Coronavac chegaram na 3ª Regional de Saúde.
Sob calorosa salva de palmas, o caminhão com as doses foi recebido pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o vice-prefeito, capitão Saulo; o secretário municipal de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Daniel Manjabosco; a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; o prefeito de Pirai do Sul, Henrique Carneiro; o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho; o chefe da 3ª Regional de Saúde, Rodrigo Xavier; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto; demais autoridades, público em geral e imprensa.
Após o recebimento dos imunizantes, em um total de quase 6 mil doses, as autoridades dirigiram-se a Upa Sant’Ana, onde em caráter simbólico, houve a primeira vacinação.
Nessa primeira etapa são seis mil doses, distribuídas entre as doze cidades que compõem a 3ª Regional de saúde, sendo 207 doses para Arapoti, 152 doses para Carambeí, 595 para Castro, 102 para Ipiranga, 78 doses para Ivaí, 252 para Jaguariaíva, 310 doses para Palmeira, 227 para Piraí do Sul, 3.851 para Ponta Grossa, 42 para Porto Amazonas, 76 para São João do Triunfo e 68 doses para Sengés. A segunda etapa, conforme informações do Governo do Estado, será em 21 dias.
Após o carregamento chegar na 3ª Regional de Ponta Grossa, a equipe do Choque da Polícia Militar prestou apoio na escolta até o município de Castro. Equipes de Trânsito prestaram apoio na escolta em Ponta Grossa, e as demais unidades da Polícia Militar até os demais municípios da região, iniciado o policiamento na Regional de Saúde de Ponta Grossa, referente à escolta das vacinas de Covid-19.

No Paraná
As 242 mil doses da primeira etapa, destinadas ao Paraná, chegaram no Aeroporto Afonso Pena no início da noite da segunda-feira (18) e foram ao Cemepar, no Jardim Botânico, onde foram separadas e distribuídas para as vinte e duas regionais do estado.

Pirai do Sul
O secretário de Saúde de Pirai do Sul, Julio Sandrini, afirmou que na cidade a vacinação inicial será para quem atua diretamente com pacientes suspeitos ou contaminados. Servidores do Samu, transporte sanitário (motoristas), profissionais do Centro de Testagem e Diagnóstico da Covid-19, Ala de Internamento e Pronto Socorro do Hospital nesta primeira etapa. Após, os outros profissionais de saúde da rede municipal. A vacinação será centralizada num único local, Centro Municipal de Imunização, ao lado do hospital. Na primeira fase, a cidade recebeu 227 doses da vacina. “Estou muito feliz por poder participar dessa conquista para nosso povo, para nossa humanidade, e como representante deste município farei o que for possível para trazer grandes conquistas para todos (…)”, disse o prefeito da cidade, Henrique Carniro. Na cidade, a escolhida foi a auxiliar de serviços gerais, Neiva Guimarães de França.

Carambeí
A prefeita Elisangela Pedroso esteve pessoalmente na Regional de Saúde para acompanhar a chegada das vacinas. Uma pequena cerimônia foi marcada para as 16 horas de terça-feira, no Centro de Convivência do idoso, para registrar a primeira aplicação na cidade. O deputado federal Pedro Lupion esteve presente na solenidade, que foi transmitida pelo facebook. A técnica de Enfermagem e Servidora da Saúde, Rosana de Souza, foi a primeira a receber a dose. A enfermeira atua na linha de frente ao combate ao Covid.

Palmeira
Para Palmeira, coube 310 doses. Sergio Belich, prefeito da cidade, informou que mandou buscar as doses na Regional de Saúde e a cidade já está preparada, com tudo organizado e mapeado para a imunização.

Tibagi
Para a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, a qual pertence Tibagi, foram destinadas 1880 doses. A Prefeitura Municipal de Tibagi realizou a primeira imunização com utilização da vacina coronavac, às 17 horas, no Hospital Luiza Borba Carneiro. A cidade recebeu 158 doses, sendo 134 destinadas a profissionais de saúde, 17 para idosos moradores de ILPI ( Instituição de Longa Permanência de Idosos) e 7 não informadas.

Insumos
Na manhã de segunda-feira (18), foi grande a movimentação de veículos dos doze municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde para a retirada dos insumos secos necessários para a vacinação, recebidos do Estado. Seringas, luvas, máscaras, carteiras de vacinação e todos os materiais necessários chegaram à Regional de Ponta Grossa, foram separados e encaminhados à cada uma das cidades.

Importante
É importante ressaltar que mesmo com o início da vacinação, as medidas de segurança, como uso de máscaras, álcool em gel, lavar as mãos, evitar aglomerações e manter distanciamento, devem ser mantidas.
Na primeira fase serão vacinados trabalhadores da saúde que aplicarão a vacina, funcionários e pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), indígenas e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!