Primeira dose da Coronavac é aplicada em Castro

Primeira dose da Coronavac é aplicada em Castro

Luana Dias

A técnica de enfermagem Andreia Cristina do Nascimento Rodrigues foi a primeira castrense a ser imunizada contra a Covid-19. Ela recebeu a primeira, das 595 doses da vacina Coronavac que o município recebeu nesta terça-feira (19). A aplicação da primeira dose da vacina, que assim como em todas as cidades brasileiras, era muito esperada por aqui, aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro, onde Andreia trabalha.

Diferente de algumas cidades da região, em Castro não houve solenidade, a vacina foi aplicada apenas na presença da secretária de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke e de profissionais que atuam na UPA, onde todos os servidores serão imunizados nesta primeira fase.

Fases de imunização

De acordo com a secretária municipal de saúde, a Secretaria irá seguir rigorosamente as determinações do Ministério da Saúde para proceder com as fases de imunização. Na primeira fase, que conta com as 595 doses, serão imunizados todos os profissionais de saúde da UPA e que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) do município. Também serão vacinados moradores e profissionais dos lares onde vivem idosos em Castro – Lar Mariliana Barbosa, Serviço de Acolhimento São Vicente de Paulo e Lar dos Idosos da Colônia Castrolanda. Na segunda fase de imunização devem ser vacinados profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, nas Unidades Básicas de Saúde, e profissionais que são credenciados e prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E, a terceira fase deve ser a vez dos profissionais de saúde do setor privado.

Maria Lidia esclareceu que neste primeiro momento não haverá vacina para todos. Segundo ela só nos três lares de idosos do município serão usadas mais de 160 doses, além disso, a equipe de profissionais de saúde que atua no município é bastante grande, e, nem mesmo estes, serão todos imunizados na primeira fase. Os que têm possibilidade de trabalhar mantendo certa distância dos pacientes e de pessoas que apresentam sintomas, serão vacinados posteriormente. “Vamos aguardar o envio de novas remessas, através do Ministério de Saúde”, destacou a secretária.

Segundo Kravutschke, ainda não há previsão para a chegada de novas doses da vacina em Castro. Ela também lembrou que a vacina que está sendo aplicada é do SUS, e que ainda não há imunizantes disponíveis para comercialização na rede privada.

Chegada

As primeiras doses da vacina, que foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac, da China, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, chegaram a Ponta Grossa também nesta terça-feira. Da Terceira Regional de Saúde, a vacina foi escoltada até Castro pela equipe Choque da Polícia Militar.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!