Luana Dias
Tibagi – A cidade de Tibagi, em luto oficial decretado pelo prefeito Artur Ricardo Nolte (Butina), se despediu na quarta-feira (11) do vereador e presidente da Câmara Municipal, José Tibagy de Mello (Zezito). O tibagiano, que foi citado por políticos e populares do município como um dos maiores líderes políticos que a cidade teve, faleceu no final da tarde de terça-feira (10).
Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba desde meados do mês de julho, e nas últimas semanas estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Aos 90 anos, o vereador havia sido hospitalizado para tratar uma pneumonia e outras complicações, ocasionadas pela Covid-19.
Sepultamento
Depois de ser velado na Câmara de Vereadores, por onde boa parte da população tibagiana passou para se despedir, o vereador e ex-prefeito seguiu em cortejo, passou pelas principais ruas da cidade e foi recepcionado na Capela Municipal, anexa ao cemitério onde foi sepultado.
Muitas pessoas fizeram questão de homenagear José Tibagy de Mello, nas redes sociais, e no velório e sepultamento. O caminhão da Defesa Civil fez o transporte de seu corpo, a Banda Municipal de Tibagi, o gerente de Cultura Scilas Augusto e o maestro da banda, Cleverson Assunção, tocaram durante o velório, e na cidade, as bandeiras ficaram a meio mastro.
Comoção
Muito querido na cidade onde legislava e pela região, Zezito começou a receber diversas homenagens, sobretudo, nas redes sociais, logo após a confirmação de seu falecimento. Familiares, amigos, eleitores e políticos tibagianos registram a comoção pela partida do vereador, ressaltando seu legado e o trabalho que desenvolveu ao longo dos muitos anos que dedicou à política local.
Trajetória
Nascido em 18 de março de 1931, dia do aniversário da cidade de Tibagi, José Tibagy de Mello (Zezito) recebeu o nome em homenagem a cidade e por ser véspera do dia de São José, ganhou também o nome do santo ‘José Tibagy’. O vereador mais idoso do Brasil chegou a ficar mais de 20 anos fora da vida pública, e, ao ser eleito para o Legislativo do município, com a terceira maior votação do pleito, também foi escolhido para presidir a Casa.
Casado há 60 anos com Maria Regina Mercer de Mello, Zezito é pai de José Tibagy Filho, Murillo, Maria Carolina e Angela Mercer de Mello (ex-vereadora, primeira prefeita de Tibagi e a primeira mulher a presidir a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Zezito foi 3º Sargento do Exército, Delegado Regional de Polícia, Juiz de Paz, professor de Educação Física e Ciências, formou-se em odontologia pela Universidade Federal do Paraná, fez vários cursos de extensão e trabalhou como dentista por 45 anos. Foi prefeito da cidade de Tibagi por três gestões, presidente do Clube Tibagiano por 11 anos, tendo sido seu construtor; foi jogador, membro da diretoria da Associação dos Prefeitos do Paraná, presidente interino por três vezes; representante dos prefeitos do Sul do Brasil em viagem à Alemanha e presidente da AMCG.
Também foi colecionador de várias homenagens e honrarias, entre elas, Cidadão Benemérito de Tibagi, Cidadão Honorário de Ventania e Cidadão Honorário de Ponta Grossa.