Tibagi diploma prefeito, vice e vereadores

Tibagi diploma prefeito, vice e vereadores

Cleucimara Santiago

Tibagi – A diplomação, ato que atesta que candidato foi eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo, aconteceu na tarde de sexta-feira (18), na sede da Câmara Municipal de Tibagi. Os diplomas foram entregues pelo Dr Joao Batista Spanier Neto, juiz eleitoral da 17ª zona eleitoral de Tibagi.
Foram diplomados o prefeito eleito Artur Ricardo Nolte “Butina” (PSC), seu vice Jorge Cardoso (PTB), os nove vereadores eleitos. Em razão da pandemia, o evento teve público restrito, mas foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do legislativo e também pelo Youtube. Os suplentes de vereadores não participaram da cerimônia, mas foram diplomados até o terceiro suplente, podendo retirar os diplomas diretamente nos cartórios eleitorais em horário agendado ou até mesmo no site do tribunal. Os eleitos para o mandato 2021/2024 assumem seus cargos em 1º de janeiro de 2021.

Prefeito eleito
O prefeito eleito Butina usou a tribuna para falar da gratidão ao povo que acreditou em suas propostas, falou da sua caminha política, reafirmou seu compromisso de não reeleição e de transparência “Nós fizemos uma campanha em que não prometemos cargo e função nenhuma, e entendo que isso nos dá uma liberdade muito grande de realizar o nosso trabalho de cabeça erguida, de maneira simples, sincera e honesta” ele ainda disse em seu discurso que quer proporcionar oportunidades para o desenvolvimento da cidade e trabalhar junto com a Câmara de vereadores.

A nova câmara de vereadores
Nessas eleições, Tibagi teve 71 candidatos disputando as nove vagas do legislativo. José Tibagi de Mello (PSD), o Dr. Zezito, com 89 anos é o vereador eleito mais idoso, não só da Câmara de Tibagi, como do Brasil. Zezito fez 480 votos e foi o terceiro mais votado. Ele participou da diplomação presencial.
A Câmara terá em 2021 duas mulheres. Ambas têm em comum um histórico familiar ligado a política, pertencem ao mesmo partido político, disputaram pela primeira vez um cargo público e se elegeram. Elas enfrentaram o primeiro mandato, mas não podemos dizer que serão propriamente marinheiras de primeira viagem, pois já possuem uma grande bagagem e conhecimento da área.
Giuliana de Moura Silva (MDB), a Juju Silva, filha do ex-prefeito Sinval Silva, radialista, tem 26 anos de idade, e é a mais jovem vereadora eleita da história de Tibagi. Ela fez 458 votos, sendo a quinta maior votação da cidade, neste ano. “Meu pai já foi prefeito duas vezes e eu sempre vivi a política ao lado dele, desde pequeninha. Com o fato de eu estar na rádio, em mais contato com o povo, vendo as necessidades da cidade, eu tive a vontade de me candidatar. Resolvi sair pela primeira vez e fui eleita. Uma grande alegria e pouco até de surpresa, por ser a primeira vez. Mas, tenho certeza que os nomes de meu pai e da minha mãe, que é Secretária de Ação Social, também ajudaram muito,” declara Juju ao Página Um News.
Marilene Serenato (MDB), a Maninha, com uma votação expressiva na cidade e no distrito de são Bento, atingiu 616 votos, sendo a vereadora mais votada da história de Tibagi. Professora, 48 anos, casada, mãe de três filhos, ligada a área de cultura, filha do ex-vereador Antônio Serenato, ela se filiou ao partido apenas dois dias antes de terminar o prazo legal da filiação. “Eu venho de uma história de uma família envolvida em política. Meu pai foi vereador três vezes e ele não quis mais, a última vez que concorreu foi há 16 anos. Ele sempre queria que eu saísse, mas eu não me sentia preparada e dessa vez eu resolvi sair e fui me preparar para ser candidata. Foi uma eleição muito diferente de todas que nós já participamos, para minha em especial, porque eu sempre ajudei em campanhas de outras pessoas, campanhas de prefeito, e desta vez eu preparei uma campanha minha. Fiz uma campanha bem voltada as redes sociais, por conta da pandemia.”
Em seu discurso, Maninha deu ênfase ao real sentido do que é política, que para ela é trabalhar pelo coletivo, pensar nas pessoas, e deve ser usada como uma ferramenta de serviço e não de poder. “Eu não posso mudar minha vida, mas posso mudar a vida das pessoas, no sentido de desenvolver a cidade, gerando emprego e renda. Acho importante, deixar os serviços públicos acessíveis a pessoas e me preocupo bastante com as estradas rurais, que é um desafio para qualquer gestor. ”

As bancadas
MDB, PSC, DEM, PSD e PODEMOS são os cinco partidos que formam a nova câmara municipal de Tibagi.
Além de Juju Silva e Maninha, o MDB elegeu mais dois vereadores dos nove que formarão o poder legislativo de Tibagi a partir de 2021. Paulo Cezar Martins, “Paulo Bugiganga “(MDB), o quarto mais votado, recebeu 471 votos. Com a sétima maior votação ficou Tonico (Antônio Barbosa Quadra), que obteve 384 votos. Com isso a bancada do MDB terá quatro vereadores, representando quase 50% do total do legislativo.
O PSC levou dois representantes para o pleito, sendo Gilson Roberto dos Santos Lima, eleito com 354 votos, e José Enio Antunes com 286 votos.
A câmara ainda terá, Dr Zezito do PSD; Orlei Costa, do Podemos, o segundo mais votado, eleito com 605 votos. João Paulo Ribas representa o DEM, e conquistou 402 votos.
Todos participaram da cerimônia de diplomação e estão aptos a assumirem sus funções em 1 de janeiro de 2021.

Foto: Regis Negrão

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!