Secretário de Estado do Paraná critica falta de apoio do governo federal em meio a desastre causado por chuvas

Secretário de Estado do Paraná critica falta de apoio do governo federal em meio a desastre causado por chuvas

Emerson Teixeira

Ponta Grossa – O secretário de estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, expressou duras críticas ao governo federal em relação à falta de assistência aos municípios paranaenses impactados pelas intensas chuvas que têm assolado a região. As declarações contundentes foram feitas durante a participação de Sandro Alex no Programa Nilson de Oliveira, veiculado na Rádio Mundi.

“O Paraná vive nos últimos dias um drama, que já envolve milhares de pessoas, 17 municípios estão em emergência no estado do Paraná, milhares de pessoas atendidas, municípios se desdobram com a Defesa Civil, Governo do Estado presente em todos eles, com alimentação, com dinheiro inclusive para hospedagem das pessoas desabrigadas, existe uma corrente dos paranaenses em torno das pessoas atingidas. Eu não vi até o presente momento nenhuma manifestação do governo federal, de ninguém do governo federal em apoio e solidariedade ao Paraná. Não vi solidariedade de nenhum ministro, de nenhum participante do governo federal com o Paraná, em nenhum momento o governo federal, até hoje, até o presente momento, pelo menos que eu tenha conhecimento não fez um gesto para o Estado, parece que o Paraná vive sozinho, nós não fazemos parte de uma federação, ou seja, o Paraná não teve nenhum apoio de nenhum representante do governo federal até o presente momento, só aconteceu com Santa Catarina e Rio Grande do Sul depois de muita cobrança dos estados vizinhos. Aqui no Paraná quem está fazendo esse trabalho são os municípios com suas dificuldades, municípios pequenos, e o Governo do Estado que atua em todos eles apoiando os municípios, não vejo ainda nenhuma presença do governo federal.”

O panorama apresentado pelo secretário Sandro Alex revela uma situação crítica no estado do Paraná devido às chuvas persistentes. O balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado às 7 horas desta terça-feira (17), indica que 62.697 pessoas foram afetadas pelo desastre, sendo que mais de nove mil estão atualmente desalojadas ou desabrigadas.

De acordo com os números da Defesa Civil, 816 pessoas permanecem desabrigadas, o que significa que deixaram suas casas em razão da tragédia e necessitam de abrigo público. Outras 7.186 pessoas estão desalojadas, o que implica que tiveram que deixar suas residências devido ao desastre, mas encontraram refúgio na casa de parentes ou amigos.

Além do impacto humano, as chuvas também tiveram consequências trágicas, com o registro de uma vítima fatal, uma criança de Irati, de acordo com informações da Defesa Civil.

O estado do Paraná enfrenta uma situação de emergência que exige ação imediata e coordenação entre os diferentes níveis de governo. As palavras incisivas do secretário Sandro Alex refletem as preocupações da liderança estadual quanto à resposta do governo federal nesse momento crucial.

imagem: Prefeitura de Rio Negro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!