Primeira etapa do Plano Diretor de Castro se inicia nesta semana

Primeira etapa do Plano Diretor de Castro se inicia nesta semana

Da Assessoria*

Castro terá nos próximos meses etapas da revisão do Plano Diretor municipal. No início de fevereiro, membros da prefeitura e técnicos da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e da Cultura (Funpar) reuniram-se pela primeira vez com representantes das secretarias municipais, da Prefeitura de Castro, para discutir a revisão do Plano Diretor (PD) 

O cronograma de revisão deverá ser seguido entre os meses de janeiro e setembro de 2024. Cada etapa deverá contar com a participação da população, representantes de instituições do município e Câmara de Vereadores, sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com apoio das demais secretarias e conselhos municipais. Durante a reunião inclusive, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gelson Telles destacou a importância da participação assídua tanto da iniciativa privada, como de membros das diferentes organizações civis, administração pública e da população em geral.

Conforme evidenciado no encontro, o Plano Diretor, além de ser instrumento da Política de Desenvolvimento Urbano do município, também é composto por eixos que impactam diretamente a vida de toda população. O PD vigente, por exemplo, cujo conteúdo será analisado nas próximas etapas da revisão, tem como diretrizes a Integração regional; Conservação ambiental; Qualificação do Vale do Ribeira; Expansão controlada da urbanização; Consolidação dos subcentros; Melhoria da mobilidade urbana e rural; Preservação da paisagem e da cultura; Qualificação do espaço urbano e Qualificação da gestão territorial. Todos os itens têm impacto no cotidiano dos munícipes, e devem ser observados com a devida relevância na tomada de decisões, de empresas, entidades, poder público e comunidade em geral.

Uma das primeiras oportunidades para a discussão dessas diretrizes, das estratégias e das ações que norteiam o Plano Diretor será a Conferência, agendada para quinta-feira (7). A data está reservada para análise do atual PD, eleição dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento, outras análises e discussões e para palestras que esclarecerão sobre o assunto.

Para participar, é necessário se inscrever no site da Prefeitura. De acordo com a prefeitura, em breve, mais informações sobre a Conferência e sobre as demais fases do processo de revisão serão disponibilizadas no site e nos demais canais de comunicação da Prefeitura de Castro.

*Com Redação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!