Presidente da CAPADR realiza nova caravana

Presidente da CAPADR realiza nova caravana

Da Assessoria

A fim de fortalecer ainda mais a categoria leiteira e padronizar a qualidade da produção em todo Brasil, a Subcomissão do Leite, instalada pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), presidida pela deputada federal Aline Sleutjes, realizou na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), visitas técnicas em São Paulo nas propriedades e instituições dos municípios de Pirassununga, São Carlos, Itarapina e Padrinho.

A Caravana iniciou as visitas em Pirassununga, na Fazenda da Aeronáutica, com palestra sobre o funcionamento da fazenda, desde o trato dos animais, produção e industrialização do leite. Os bezerros são criados em bezerreiros individuais, em gaiolas suspensas, visando evitar doenças, principalmente a diarreia. A fazenda é exemplo de verticalização, com fábrica de ração própria, produção de 3.200 litros leite/dia, com lacticínio que produz iogurte, sorvete, queijos, doce de leite, bem como lombo, linguiça, joelho e costelinha defumada. Tudo feito com leite ‘tipo A’. A produção abastece os ranchos dos quartéis de quatro estados, além de vender os excedentes.

À tarde, a comitiva seguiu para a segunda visita em São Carlos, na Embrapa Pecuária Sudeste. Lá eles produzem leite convencional de forma sustentável, com baixo nível de emissão de carbono, criaram o programa Balde Cheio onde os produtores compensam a emissão de gases dos animais com o plantio de Eucalipto, citreodora. As vacas ficam livres, respeitando o bem estar animal, com conforto, pastejo rotacionado e vão voluntariamente para a ordenha robotizada de 2 a 3 vezes ao dia. São soluções sustentáveis que podem ser adotadas nas demais propriedades do Brasil, colaborando com a redução do custo de mão de obra no setor que é escassa, bem como no custo produção, visto que a maior parte da alimentação das vacas é a pastagem.

A criação dos bezerros é diferente, os animais são criados em bezerreiros coletivos. Nos primeiros 4 dias recebem colostro de forma individual, depois passam para piquetes coletivos até a desmama. Na sequência viverão no pasto com sistema de amplo sombreamento.
A terceira visita técnica foi na Fazenda Recanto SS, na propriedade do Sr. Saldanha onde é produzido leite orgânico de alta qualidade. A alimentação das vacas é composta por pastagem e grãos. O leite é certificado e de alta qualidade. Adota o “Modelo Balde Cheio” em pastejo rotacionado – implantado pela EMBRAPA Sudeste, como forma de – aumentar a eficiência de produção. Também são aplicadas outras práticas de manejo para aumentar a fertilidade do solo e o consórcio de gramíneas, para reduzir a necessidade de concentrados.

A última visita foi dentro da propriedade Recreio, da Família do diretor da Abraleite, Mário, que também produz leite orgânico. A produção tem se mostrado eficiente, com aumento da produção nos últimos 2 anos de 500 para 2000 kg ao dia, isso tem sido alcançado com eficiência e o resultado se transforma em reinvestimento na atividade.

A sede principal da propriedade é histórica construída em 1887, para receber Dom Pedro II. Mas com a abolição da escravidão, esta visita nunca aconteceu. A casa hoje é patrimônio tombado, mantendo móveis e objetos bastante antigos da época do Brasil Império e recebe visitas diariamente.
A próxima missão da Caravana do Leite será no Paraná, referência do leite e do Cooperativismo no início de outubro.

“Estou orgulhosa por ter idealizado esta Caravana do Leite. Aqui em São Paulo, estamos tendo oportunidade de conhecer as experiências, exemplos e casos de sucesso do leite A+, orgânico e sustentável. Parabéns à todas as propriedades e aos produtores que nos receberam”, enfatizou Aline Sleutjes.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!