Urnas eletrônicas foram preparadas e lacradas nesta semana em Castro

Urnas eletrônicas foram preparadas  e lacradas nesta semana em Castro

Luana Dias

Servidores do Fórum Eleitoral de Castro deram início na terça-feira (3) à preparação das urnas que serão usadas no município, nas eleições do próximo dia 15. No primeiro dia de atividades, foram gerados os dados dos eleitores que votam no município e dos candidatos que concorrem ao pleito neste ano, para a alimentação da mídia. Depois de preparada, a mídia é inserida na urna, são realizados testes de verificação, e na sequência, o equipamento é lacrado e só volta a ser usado no dia da eleição. Os procedimentos têm como objetivos transparência e segurança do processo eleitoral, além de garantir o sigilo do voto.

De acordo com a chefe do Fórum, Fernanda de Araújo, as atividades continuaram na quarta-feira (4), com a inserção das mídias em cada uma das urnas e com os processos de testes e de lacre. Esse trabalho pode ser acompanhado por representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e coligações.

A distribuição dos equipamentos começa na próxima quinta-feira (12). A entrega na zona urbana é feita por uma empresa contratada. Já a logística no interior do município geralmente é feita pelo grupo de jipeiros, que tradicionalmente é voluntário no processo.

Castro atualmente conta 155 seções eleitorais, 22 a mais que nas últimas eleições. Existem também situações que foram adaptadas para o pleito deste ano, por exemplo, a seção da comunidade de Campina Alta foi transferida para a comunidade do Guararema, porque o posto que recepcionava os eleitores está em reforma. Segundo Fernanda de Araújo, a condição é exclusiva para estas eleições. Cada uma das seções recebe urna eletrônica. O município tem neste ano 52.230 eleitores aptos a votar.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!