Prefeito eleito de Palmeira fala de projetos de turismo

Prefeito eleito de Palmeira fala de projetos de turismo

Cleucimara Santiago

Palmeira – Prefeito eleito de Palmeira, Sergio Belich, pretende em sua gestão dar prioridade a saúde e educação, mas também fazer projetos para buscar recursos, investir no esporte, cultura e turismo e tornar Palmeira uma cidade turística. Em um bate papo com a reportagem do Pagina Um News, Belich contou um pouco do turismo da cidade e a ideia de fazer rotas turísticas.

Witmarsun
Palmeira hoje conta com a Colônia Witmarsun, que é uma potencia, que sobrevive com recursos próprios. O local atrai muitos turistas pelos deliciosos cafés coloniais, passeios, cervejarias, e o museu da antiga casa da Fazenda da Cancela. Em setembro de 1989, a casa construída em madeira e alvenaria, em estilo europeu-italiano, foi tombada pela Secretária da Cultura do Estado do Paraná e logo após se tornou museu histórico da colônia, mantendo um acervo de objetos, móveis, fotos, equipamentos e utensílios das colônias Menonitas de Santa Catarina e da própria Witmarsum, além de peças históricas trazidas pelos primeiros imigrantes menonitas vindo da Rússia. O prefeito conta que junto com a comunidade e a cooperativa, deseja investir na região, “Vamos ver qual é a necessidade deles, o que realmente precisam, e vamos estar juntos”.

Colônia Cecilia na Santa Barbara
Segundo, Belich, ele conseguiu através do Deputado Reinhold Stephanes Junior, recurso federal em tornos de duzentos mil para a construção de um monumento na localidade e que hoje o projeto está abandonado e ele pretende reativá-lo. Belich se refere ao Memorial Anarquista da Colônia Cecília, na Praça Memorial da Colônia Cecília no Brasil, localidade de Santa Bárbara, área rural do município de Palmeira. O memorial conta com nove totens, uma réplica de casa dos imigrantes e um busto do idealizador da experiência, Giovanni Rossi. “A ideia é construir uma rota, integrando os produtores de vinho de uva e a própria colônia Cecilia”.
Além da cultura italiana, o prefeito fala que a cidade conta com a tradicional festa típica polonesa em Santa Bárbara que tem o intuito de valorizar a cultura polonesa e evidenciar a devoção a Nossa Senhora de Czestochowa. As festividades são realizadas pela Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro – Polonesa no Brasil) e comunidade de Santa Bárbara. No próximo ano, se for possível realizar a festa, devido a pandemia, é uma rota que se pretende investir, apoiar, divulgar, afirma Belich.

Capelinhas de Vieiras
A propriedade particular é composta por 14 capelinhas feitas de pedra contam a história de um imigrante português que viveu no Paraná. Dispostas na forma de uma grande cruz deitada, as construções compõem o Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte e fazem parte do roteiro religioso de várias excursões. Belich deseja conversar com os proprietários e achar uma solução, fazendo uma rota.
“Nessas rotas, o produtor que tem propriedade por ali, ele se beneficia, porque vem pessoas de fora para ir visitar. Quando vai à Colônia Cecília, vai passar ali, eles vão ter vinho, uva, frango, ovo caipira. É um comércio que se abre, a exemplo de Witmarsun que hoje é uma potência de geração de empregos, de renda”, continua.
Com brilho nos olhos, Sérgio fala Palmeira tem o Museu Histórico, a igreja da matriz, belos rios e cachoeiras da região do Quero Quero, a represa da Facelpa na localidade Rio do Salto, que podem serem exploradas, divulgadas e tornadas em grandes atrativos turísticos.
Prefeito eleito ressalta que tem muito trabalho pela frente e muitas coisas para serem resolvidas ‘a rua da praça’, que foi dividida e diverge opiniões é um exemplo. “Tem que esperar o fluxo de seis meses, oito meses e discutir com a comunidade, com os comerciantes, associação comercial para pegar o que que foi favorável que foi desfavorável e tomar atitude”. Belich, segue, mencionando, o prédio da antiga prefeitura, os empreendimentos feitos pela atual gestão, e a gruta do Monjolo que pode ser remodelada e transformada em ponto turístico. “A ideia é de criar um parque, fazer um local para população, uma ciclovia, transformar em um atrativo turístico”, reforça.

Além do turismo, Belich que incentivar o esporte. “Investir forte no esporte, esporte é saúde, não só para a criança, para jovem e a terceira idade. Se, você tem uma terceira idade, fazendo esporte, consumindo energia, ativa, você vai evitar muita coisa na saúde, vai ter muita prevenção. Eu sempre trabalhei no preventivo e quanto mais você prevenir, menos gastos você vai ter lá na frente. Isso é com saúde, com esporte, com segurança”, conclui.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!