Vaias ecoaram alto no pavilhão da Cidade do Leite
Sandro A. Carrilho
Um dia após o presidente Jair Messias Bolsonaro participar de evento no Parque de Exposições Dario Macedo (Cidade do Leite), que levou o nome de ‘Anúncios do Governo Federal ao Estado do Paraná’, o prefeito castrense, Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota), usou o seu instagram para reclamar e promover ataques. A reportagem do Página Um News trouxe na íntegra o texto publicado por Moacyr e uma imagem do vídeo (ver vídeo no portal), que circula nas redes sociais.
No texto, Moacyr diz que “ontem como a maior autoridade do município, fui receber o presidente em nossa cidade. Mandado por uma parlamentar despeitada fui vaiado por meia dúzia de ignorantes e impedido de apresentar propostas para o nosso município (…)”.
Sobre essa questão, a reportagem buscou a única parlamentar mulher presente ao evento e perguntou se ela teria mandado vaiar o prefeito. A deputada federal Aline Sleutjes respondeu, através de WhatsApp na noite de domingo (7), que “marquei a história de Castro de novo, agora trazendo o [Bolsonaro]. Já enviei R$ 19 milhões em 2 anos, aliás o asfalto do Socavão que eu enviei 10 milhões, foi licitado depois de 1 ano e meio, dia 03”.
Continuando o texto, quando o prefeito se refere que as vaias partiram de “(…) alguns cabeças brancas e um funcionário fantasma da Emater (…), a deputada Aline responde que os cabeças brancas a qual se refere, se forem aos idosos, são “mulheres e homens honrados que deram o seu melhor por Castro e pelo Brasil a sua vida toda”, se foram para os holandeses, são “homens e mulheres honrados, honestos e cristãos que deixaram seu país, fugindo da guerra e pós-guerra, e fizeram Castro e todos os lugares que se instalaram prosperar, gerando alimento, emprego e renda (…)”. Sobre outro trecho descrito por Moacyr que fala de um funcionário fantasma da Emater, Aline responde que se trata de “um senhor respeitado e honesto, cristão, com uma história de sucesso e amor pelo que faz e pelos pequenos produtores da nossa cidade”.
Perguntada se o funcionário em questão seria Hélcio Ferro, a deputada responde que “o único da Emater que estavá lá, inclusive ficou ao lado do Presidente o discurso inteiro”.
Quanto a meia dúzia de vaias a qual o prefeito se refere, a deputada respondeu que “os vídeos e a live ao vivo do Presidente mostram a verdade”.
No tocante a sua conduta, a parlamentar respondeu que “uma pena, a única coisa que pedi em reunião com o vice [vice-prefeito, Alvaro Telles (PSL)], foi a limpeza externa do Parque, ou seja, a área pública e ele não o fez, tivemos que contar mais uma vez com voluntários, agricultores, Sempre Sementes, para carpir, limpar, catar lixo e arrumar”.
Moacyr não foi encontrado para comentar sobre as respostas da deputada federal.