Mesários se preparam para atuar nas eleições municipais de Castro

Mesários se preparam para atuar nas eleições municipais de Castro

Luana Dias

Em Castro já foram convocados quase cem por cento dos 620 mesários que irão trabalhar nas eleições municipais deste ano. Muitos participarão do processo pela primeira vez, já que parte dos mesários que atuavam nas eleições anteriormente teve que ser dispensada, ou pediu para ficar fora do processo neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. Alguns, porque fazem parte do grupo de risco, outros porque não se sentem seguros diante dos riscos que a atual situação oferece.

De acordo com a técnica judiciária do Cartório Eleitoral da cidade, Magali Wagnitz, o número de mesários deverá estar completo no dia das eleições, porque muitos colaboradores se inscreveram através do programa Mesário Voluntário, que foi criado neste ano justamente com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais, nas mesas receptoras de votos.

Treinamentos

Os treinamentos dos mesários foram adaptados neste ano. Em vez de se reunirem nos cartórios eleitorais de cada município, para prepararem-se para o dia das eleições, os mesários estão sendo orientados a fazer todo o processo de preparação de forma virtual, através da plataforma classroom e do aplicativo ‘mesário’.

Magali Wagnitz explicou à reportagem que só serão convocados para o treinamento presencial colaboradores que exercerão as funções de presidente e de primeiro mesário, e que irão participar do processo pela primeira vez ou ainda possuem pouca experiência como mesário.

A recomendação dos profissionais do Cartório Eleitoral do Município é para que os mesários concluam os treinamentos virtuais até no dia 5 de novembro, para que haja tempo suficiente para a emissão das declarações de participação, que dão ao mesário direitos, como horas extracurriculares na faculdade, e dias de folga na empresa onde trabalha. Cada mesário terá direito ao dobro de dias de folga, tanto participando do treinamento virtual, como do presencial, assim como da participação nas eleições.

No caso dos que irão necessitar de treinamento presencial, o contato será feito individualmente, para que cada atendimento seja agendado.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!