Agentes de Saúde de Tibagi recebem capacitação

Agentes de Saúde de Tibagi recebem capacitação

Da Assessoria

As equipes multiprofissionais dos municípios de Telêmaco Borba, Tibagi e Ponta Grossa realizaram na última semana interação educacional para alinhamento na Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil. Por webconferência, o encontro contou com pessoal da Atenção Primária de Tibagi, e equipes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) dos demais municípios. “O acompanhamento não pode parar”, explicou a diretora do Consórcio Pamella Costa.

Conforme a diretora a participação de todas as unidades e o alinhamento nos trabalhos deve ser realizado para atender Nota Orientativa publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). “Além de capacitações, devemos ter o feed back garantindo o apoio da atenção primária no atendimento das gestantes”, destaca Pâmella.

Planos de Contingência dos serviços à saúde, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a revisão de prontuários e o atendimento adequado das gestantes foram o destaque da reunião. Para a equipe do CimSaúde os cuidados junto a carteirinha das gestantes e a revisão dos prontuários, além do trabalho em Rede, podem amenizar o número de mortalidade materno-infantil. “As carteirinhas trazem todo o histórico das pacientes. Vacinas, exames, consultas realizadas. É de suma importância elas estarem completas para análise”, avalia a enfermeira Rayne Azevedo Gomes, que atua junto ao ambulatório do Consórcio em Telêmaco Borba.

Para isso ocorrer, os municípios que contam com atendimento do CimSaúde devem estar alinhados as equipes multiprofissionais das Redes. “Temos sempre que andar juntos, pois o serviço das Redes depende do encaminhamento da Atenção Primária”, esclarece Pâmella. As Unidades de Saúde dos municípios é que realizam a estratificação das gestantes de médio e alto risco para o atendimento em Rede.

Na 21ª Regional de Saúde uma nova planilha está sendo desenvolvida para que as gestantes cheguem ao Consórcio com mais informações sobre sua saúde. “Queremos um controle mais preciso. Dar indicadores para o bom atendimento das gestantes”, explica o chefe da SCAERA, Felipe Rodrigues de Almeida. Para a diretora do Consórcio, esse novo método deve mostrar dados reais das gestantes. “Essa planilha deve ser replicada em outras regionais, pois está se mostrando muito efetiva”, destaca a diretora do Consórcio. O método está em fase de testes nos municípios de Reserva e Telêmaco Borba.

A enfermeira Paula Fernanda Valle Gomes da ESF do distrito de São Bento em Tibagi foi uma das participantes da capacitação. “Com toda a certeza vamos tentar melhorar os encaminhamentos e aproveitar o atendimento do Consórcio”, disse.

Publicidade Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!