Mabel e Elizabeth ouvem reivindicações

0 1

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – A Associação das Entidades Assistenciais de Ponta Grossa realizou na sede da APAE, na última sexta-feira (20), reunião com as candidatas a prefeita do município, Mabel Canto e Elizabeth Schmidt.
Fundada em 2009 a associação surgiu da demanda e dificuldades das instituições. Atualmente presidida por Luiz Laertes de Freitas, congrega as instituições da sociedade civil, que atendem desde crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, no acolhimento institucional, idosos, deficientes, idosos em instituições de longa permanência, em parceria com o poder público municipal no cumprimento de política de assistência social.
As candidatas que disputam o mais alto cargo do poder executivo da cidade, foram convidadas para em horários diferentes, ouvirem as reinvindicações dos representantes das instituições. As duas aceitaram o convite e compareceram no horário marcado.
O encontro aconteceu com a finalidade de estabelecer um diálogo e saber como estão as perspectivas das candidatas na assistência social, para o período de 2021/ 2024. A assistência social não possui determinação legal quanto a destinação de valor orçamentário, como ocorre com a educação e a saúde, ficando ao sabor discricionário do governante, o montante que disponibilizará para o orçamento, para fazer frente às camadas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Na oportunidade, a associação, que representa em torno de 34 entidades parceiras com o poder público, no cumprimento da política de assistência social, reivindicou que a futura governante do município, contemplasse a assistência social em seu programa de governo ao patamar de 5% do orçamento, caracterizando, dessa maneira, um avanço e demonstrando sensibilidade para fazer frente a função de governo que atende a camada da população necessitada.

Mabel Canto
A candidata Mabel Canto compareceu pela manhã, acompanhada do vice Pietro Arnaud e assessores.
Mabel disse em seu discurso: “A gente sabe que o poder público hoje não tem condições de cuidar das pessoas de forma concreta, e aí entra vocês, as entidades, as instituições. Então, o que o poder público precisa fazer é apoiar. É ajuda-los a ajudar as pessoas! ”
Ela ressaltou ainda que o problema de assistência social não é um problema exclusivo de nossa cidade: “Nós estamos propondo fortalecer as nossas entidades, dar muito apoio, pois vocês fazem o trabalho que deveria ser feito pela prefeitura”
Mabel que precisou se ausentar do encontro, alegando outros compromissos, deixou o vice, Pietro Arnaud, respondendo os questionamentos dos presidentes das instituições. Antes de sair, ela agradeceu a oportunidade, disse que o encontro é muito importante e prometeu que caso eleita em seu governo terá diálogo e as pessoas serão ouvidas. Ela assinou o termo de compromisso proposto pela associação.

Elizabeth Schmidt
No período da tarde foi a vez da candidata Professora Elizabeth Schmidt, que chegou no horário acompanhado de assessores e disse estar disponível para responder a todos.
A candidata Elizabeth Schmidt falou que tem uma grande admiração pelo trabalho das instituições e pelas pessoas que fazem voluntariado, as quais são imprescindíveis para as prefeituras. Ela iniciou, agradecendo o trabalho e o olhar especial de cada um para as pessoas mais necessitadas.
Elizabeth reforçou ainda, a importância do diálogo para sanar as demandas das instituições: “Nós teremos dentro da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, uma pessoa que eu quero que vocês me ajudem a indicar. Eu preciso de vocês através da indicação do nome para ser o secretário ou secretária” e ressaltou que a secretaria será o elo de ligação com as pessoas que precisam da ajuda e do trabalho de todos.
Perguntada pela reportagem do Página Um News, como ela avalia a reunião, a candidata respondeu que a “reunião muito importante, para mim e para todas as entidades presentes, pois todos puderam expor suas possibilidades e dificuldades! Ouvir faz parte da minha vida, e buscar soluções também! Foi muito interessante esse olho no olho, para que todas as pessoas pudessem conhecer a minha personalidade, a experiência e o comprometimento que sempre tive com as nossas entidades. Ouvi todas as demandas da área da assistência social no que se refere ao Conselho das Entidades de Ponta Grossa, e me comprometi a fazer com que o diálogo seja a tônica do nosso governo, para fazer com que Ponta Grossa seja cada vez maior, melhor e mais humana!
Elizabeth também assinou o termo de compromisso elaborado pela associação.

Importância
Laertes, presidente da associação ressaltou que é muito importante que as candidatas tenham conhecimento como andam a caminhada das entidades, junto ao poder público e o poder público junto as entidades, porque ambas são parceiras no cumprimento de política pública de assistência social.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!