Governador recebe representantes da comunidade ucraniana no Paraná

Governador recebe representantes da comunidade ucraniana no Paraná

AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, integrantes da comunidade ucraniana. O grupo celebra os 130 anos da imigração para o Brasil e os 30 anos da renovação da independência do País – lei estadual estabelece 24 de agosto como dia da comunidade ucraniana.

A reunião serviu para estreitar laços e mapear oportunidades de novos negócios entre o Paraná e o país europeu. “A Ucrânia tem uma presença muito forte no Paraná, especialmente na região de Irati, Prudentópolis e Mallet. Há uma sinergia grande, com influências culturais por meio do folclore, e econômicas, com base na agricultura. A contribuição é grande e buscamos agora o fortalecimento da parceria por meio de novos negócios”, disse Ratinho Junior.

De acordo com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia, Sérgio José Maciura, o país europeu tem muito a oferecer ao Paraná em tecnologia, fortalecendo o sistema de inovação do Estado. “É um momento de aproximação em diferentes áreas como a agricultura e o turismo. Podemos avançar em diferentes ações”, afirmou.

A estimativa da comunidade é que cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivam atualmente no Brasil, boa parte concentrada entre o Paraná e Santa Catarina. “Há uma relação cultural forte, com grupos folclóricos e estudo da língua. Pretendemos fazer com que o idioma seja ensinado em mais escolas, garantindo a manutenção da cultura ucraniana”, destacou o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk.

Presenças

Participaram do encontro o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; o arcebispo de da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil e na América do Sul, Dom Jeremias Ferens; o padre Elias Marinhuk; o ex-deputado estadual Felipe Lucas; o presidente do Clube Poltava, Carlos Valdir Henze; a representante da sociedade ucraniana do Brasil, Raquel Oresten; e a representante da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Lourdes Vasselek.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!