Frente Parlamentar encaminha relatório a CPI do Covid no Senado

Frente Parlamentar encaminha relatório a CPI do Covid no Senado

Da Assessoria

Nesta terça-feira (21), o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná, adiantou que a CPI da Covid do Senado pediu uma cópia do relatório do colegiado para auxiliar nos trabalhos da Comissão. “O relatório das 21 sessões que fizemos na Frente Parlamentar, com todo o conteúdo e discussão sobre as vacinas, das visitas que fizemos aos laboratórios, centro de pesquisas, de todo o impacto também de outras ordens, a questão de medicamentos, de testagens. É uma grande contribuição da Assembleia Legislativa nesse momento importante”, disse.

Michele Caputo destacou ainda os resultados do trabalho da Frente Parlamentar. Citou a reserva de verbas para compra de vacinas, apoio aos setores de cultura, às universidades estaduais e ao setor de eventos. E principalmente, o apoio aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

“Fruto disso, por exemplo, já se avançou em decretos com relação a eventos, na semana que vem deve sair mais uma legislação estadual para apoiar o pessoal da cultura. Isso mostra que Assembleia Legislativa, além dos recursos que já destinou ao Estado, o legislativo também tem produzido debates, uma série de projetos de lei e tem dado à sociedade civil a certeza que a Assembleia é uma caixa de ressonância também do povo e das questões que mais aflige a nossa gente”, completou.

Relatório

No final do mês de agosto, o relatório foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) e apresentado aos parlamentares durante a sessão plenária. Nas conclusões do relatório, a Frente também faz uma série de recomendações para o enfretamento da pandemia nos próximos meses. Entre elas estão estratégias de ampliação da testagem, com uso do teste de detecção de antígenos; o planejamento para aplicação da terceira dose da vacina; o planejamento para aplicação da primeira dose da vacina em adolescentes e crianças; a manutenção da retaguarda de leitos e a elaboração de protocolos para retomada segura dos eventos e do turismo.

O relatório também traz recomendações sobre as estratégias para retomada dos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias eletivas; o apoio à vacina da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a criação de uma rede de monitoramento de novas cepas; o planejamento para realização da Operação Verão de forma segura; a criação de uma rede de atendimento pós-covid e a ampliação dos serviços e atendimentos em saúde mental.

Na ocasião, Traiano destacou o trabalho realizado pelo grupo de deputados nesse período de enfrentamento da pandemia e a importância dessas discussões no Poder Legislativo. “É um relatório impressionante, com dados estatístico, com informações corretas em relação à crise causada pela pandemia que vivemos. O Poder Legislativo, mais uma vez, dá uma demonstração em episódios marcantes e se posicionando de forma presente e com dados técnicos. Parabenizo todos os deputados da Frente Parlamentar pelo trabalho brilhante que realizam até o momento”, disse Traiano.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!