Eleições deste ano terão regras exclusivas

Eleições deste ano terão regras exclusivas

Luana Dias

A eleição municipal deste ano, marcada para domingo (15), terá regras diferenciadas, se comparada com os pleitos anteriores, graças à necessidade de medidas a serem adotadas por eleitores e mesários, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Conforme noticiado anteriormente, a votação vai começar mais cedo neste ano, às sete da manhã. E, o horário das sete às 10 horas deve ser reservado para que pessoas idosas e que fazem parte do grupo de pessoas que têm preferência na hora de votar (enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes), vão às urnas. Essa é uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, conforme lembra a chefe do Fórum Eleitoral de Castro, Fernanda de Araujo, não se trata de uma regra, tanto que, se depois desse horário, idosos comparecerem ao local de votação, poderão exercer o voto normalmente, assim como, pessoas que não fazem parte desse grupo e que estiverem na fila nesse horário, não serão impedidas de votar.

Outra norma criada exclusivamente para as eleições deste ano diz respeito aos documentos a serem portados pelos eleitores, e a forma de apresentá-los na seção eleitoral. Como neste ano não será usada a coleta biométrica para identificação do eleitor, ele terá obrigatoriamente que apresentar um documento de identificação com foto, porém, o eleitor deverá mostrar o documento para o mesário ou colocá-lo sobre a mesa, para que o mesário não precise tocá-lo. O objetivo é evitar o contato direto, para que seja garantida a segurança tanto do eleitor, quanto do mesário. O título de eleitor não é imprescindível, conforme explica Fernanda de Araujo, mas ajuda o mesário a confirmar a seção eleitoral de cada eleitor. “Para votar tem que portar documento oficial com foto, seja físico ou no celular, se o eleitor não estiver com o título, mas estiver com documento, pode votar, mas se estiver somente com o título de eleitor, sem foto, ele não pode votar”, destaca Fernanda.

Para dar mais segurança ao processo, também é recomendado que cada eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação. Porém, para os que não levarem, haverá canetas disponíveis nas seções e flanelas para fazer a higienização das mesmas. E, entre as regras mais importantes, nas eleições deste ano, está a obrigatoriedade do uso de máscara. Se não estiver usando máscara o eleitor não poderá nem mesmo entrar no local de votação, mesários e demais pessoas envolvidas no processo também terão que fazer uso do acessório durante todo o tempo. A chefe do Fórum ressaltou ainda a importância de serem respeitadas as regras que fazem parte do decreto municipal, como por exemplo, evitar levar crianças ao local de votação, para não expor as mesmas ao risco de contágio pelo vírus. “Além de observar as regras eleitorais que proíbem aglomeração e boca de urna, por exemplo, também devem ser obedecidas pela população as regras do decreto municipal. E é importante saber que nos locais de votação só podem entrar pessoas que votam, eleitores que forem justificar o voto e os fiscais que estiverem acompanhando os trabalhos”, explica Fernanda, destacando também a importância de os eleitores verificarem antecipadamente em qual seção irão votar, considerando que neste ano, muitas seções foram agregadas a outras.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!