Castro também tem candidato caminhoneiro disputando vaga para deputado federal

Castro também tem candidato caminhoneiro disputando vaga para deputado federal

Matheus de Lara

Rodney de Melo Larocca, conhecido como ‘Larocca o Cervejinha’ (Solidariedade), é o candidato castrense que está disputando as eleições para deputado federal. Caminhoneiro, busca uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na véspera do 1° turno, a reportagem do Página Um News conversou com o candidato, para saber o que levou a concorrer a vaga e qual sua expectativa para a eleição.

Larocca disse que não tinha intenção de se candidatar, mas que foi convencido por amigos. “Eles que sabem a importância de termos um dos nossos em Brasília, nessa eleição temos candidatos caminhoneiros concorrendo em nove estados, e se todos soubessem a vontade que temos de trazer mudanças todos estes seriam eleitos”. Por outro lado, o candidato também explica o que levou a concorrer nessas eleições. “Fui escolhido em 2018 pra representar os caminhoneiros dos Campos Gerais em Brasília, desde então, realizo trabalho com outros caminhoneiros de vários estados buscando solucionar problemas que passamos no transporte. Este grupo de trabalho, no qual faço parte, me escolheu pra representar os caminhoneiros do Paraná nessa eleição”.

Para realizar o trabalho de convencimento do eleitor, apontou que “minhas redes sociais foram criadas dia 3 de agosto, menos de um mês do período eleitoral. Então, a maior parte do meu trabalho é realizado nas ruas diretamente com o eleitor, tentamos mostrar para estes a importância do caminhoneiro e a necessidade que minha categoria tem de ter um representante legítimo no Congresso, alguém que entenda a dificuldade, que saiba como conduzir os trabalhos para melhorar nossa qualidade de vida e reduzir custo no transporte. Costumo brincar que a economia só vai bem quando o transporte vai bem, os dois andam lado a lado, uma brincadeira que é uma grande realidade”.

Em relação ao fundo eleitoral e quanto custou sua campanha, Larocca descreve que “estou utilizando recurso do fundo eleitoral, sou totalmente contrário ao fundão, porém, preferi utilizar e ter condições de me eleger para trabalhar, para que esse recurso não seja empenhado novamente na Lei de Diretrizes Orçamentária para bancar campanha eleitoral”. Sobre o custo da sua campanha disse “recebi R$ 100 mil do partido, mais material impresso, acredito que somando tudo o gasto deve ser por volta de R$ 125 mil”.

O candidato também enalteceu que tem a consciência de ficar de fora, caso não consiga uma votação expressiva. “Espero que meu eleitor entenda a vontade que tenho de mudar esse país, minha categoria é a única que conhece toda a diversidade e dificuldade que encontramos em todas as regiões. O caminhoneiro nunca se envolveu na política, nunca tivemos um deputado federal caminhoneiro, e estamos tentando mudar essa realidade. Como é a primeira eleição não tenho nem noção da quantidade de votos que posso vir a conseguir, mas tenho esperança que ocorra tudo bem”.

Sobre a expectativa para as eleições, “prefiro não criar expectativas, trabalhamos bastante pra mostrar a importância do nosso trabalho a toda a população do Paraná, e a importância de Castro ter um deputado federal representando ela em Brasília”, disse Larocca.

Ao finalizar a entrevista, o candidato também explicou que “através do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas do Ministério da Infraestrutura ao qual faço parte, conquistamos oito leis federais, todas foram encaminhadas pelo executivo através de medida provisória que tem validade de sessenta dias, prorrogada por mais sessenta, em todas elas estávamos presentes em Brasília fazendo o convencimento dos parlamentares para que as Medidas fossem aprovadas. Conquistamos com muito trabalho as leis: Lei 13.703/18 piso mínimo de Fretes; Lei 13.711/18 isenção do eixo erguido; Lei 13.713/18 30% da Conab; Lei 14.071/20 pontuação de 20 para 40 pontos; Lei 14.071/18 altera de 5 pra 10 anos a renovação da CNH; e Lei 14.206/21 DTE unificação de quase 40 documentos de transporte; Lei 14.229/21 balança fim do entre eixo”.

Conforme o castrense “estamos trabalhando em mais oito projetos no qual dois já são Leis Federais, Lei 13.103/15 jornada de trabalho; Lei 13.103/15 patio de espera; Lei 11.442/07 Estadia; MP 1112/22 programa renovar; MP 1117/22 gatilho piso minimo de frete; PL 2574/21 Recolhimento do INSS do caminhoneiro; PL 245/19 Aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição; Pl 075 Marco regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas. Então minha prioridade é o transporte. Se melhorarmos a qualidade de vida de quem vive na estrada e reduzirmos custo de logística no nosso país, traremos benefício para toda a população”, concluiu.

Redação Página 1

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