Câmara de PG recebe novo pedido de cassação de Valtão

Câmara de PG recebe novo pedido de cassação de Valtão

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – Câmara Municipal de Ponta Grossa informou, através de nota oficial, que recebeu nesta sexta-feira (29), exatamente às 17 horas, o protocolo de pedido de cassação de mandato do vereador Walter José de Souza – Valtão (PRTB), por quebra de decoro parlamentar. Segundo a nota, o protocolo foi realizado pelo presidente do Diretório do PRTB, Guiarone de Paula Júnior. A nota informa, ainda, que o poder legislativo prosseguirá com o processo, de acordo com os preceitos do Regimento Interno e lei Orgânica Municipal, obedecendo aos trâmites legais e jurídicos. O pedido de cassação será analisado por uma Comissão Processante.

Valtão, que se encontra em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde 6 de janeiro, tomou posse para o quarto mandato consecutivo como vereador na Câmara Municipal de Ponta Grossa na quarta-feira (20). Ele conseguiu autorização judicial para que no período das 10 às 11 horas da manhã, assumisse o mandato legislatura 2021/2024, na Câmara Municipal.
Diante da autorização judicial, a Câmara de Ponta Grossa, que está em recesso, sem informar à imprensa e a população, organizou rápida e restrita solenidade para a posse de Valtão. Ele já havido sido diplomado preso e tornou-se o primeiro vereador da história de Ponta Grossa a realizar esse feito.

Valtão é investigado pela operação Saturno, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaego), que investiga ilegalidades e tráfico de influência na contratação de empresa pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Município (AMTT) para a implantação e operação do ‘Estar Digital’ (estacionamento rotativo) e prática de manipulação e corrupção ativa e passiva de vereadores.

Sargento Guiarone, que era vereador na legislatura anterior, chegou a pedir a cassação de Valtão em dezembro de 2020, mas, o pedido é invalido para essa legislatura.
Guiarone é o segundo suplente a vaga de Valtão. O primeiro suplente do PRTB é Celso Cieslak que assumiu a presidência da AMTT (Autarquia Municipal de Transito e Transportes).

Relembre o caso
https://p1news.com.br/index.php/politica/camara-de-ponta-grossa-precisara-aguardar-valtao/

https://p1news.com.br/index.php/politica/vereadores-sao-presos-em-ponta-grossa/

https://p1news.com.br/index.php/seguranca/zampieri-e-pelissari-foram-soltos-na-quarta-feira-barbieiro-ja-cumpre-prisao-domiciliar/

https://p1news.com.br/index.php/politica/diplomacao-e-marcada-por-fatos-historicos/

https://p1news.com.br/index.php/regiao/vereadores-empresarios-e-secretario-continuam-presos-em-penitenciaria

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!