Tecpar assina termo de cooperação com AMP para certificação de orgânicos

Tecpar assina termo de cooperação com AMP para certificação de orgânicos

AEN

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) firmaram uma parceria para ampliar a certificação de produtos orgânicos nos municípios do Estado, a fim de estimular geração de empregos e renda nas cidades paranaenses.

O termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (15), em Curitiba, pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, pelo presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e pelo vice-presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O projeto, que também prevê a qualificação de técnicos para a execução das atividades, adotará as cidades da Amocentro como piloto, devido às particularidades da região. São cidades que possuem grande número de pequenos produtores rurais, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o de outras regiões e grande demanda para a certificação de orgânicos.

Jorge Callado destacou que o Tecpar segue a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, colocando os serviços prestados pelo Instituto cada mais próximos dos municípios. Segundo ele, o projeto permitirá apoiar o desenvolvimento regional e os arranjos produtivos locais.

“Estamos começando com a Associação dos Municípios do Paraná, levando o nosso conhecimento e estrutura para projetos importantes para as regiões. Começamos com a certificação de orgânicos e podemos evoluir para outros projetos, conforme a demanda. Ou seja, colocamos a ciência e a tecnologia à disposição do desenvolvimento dos municípios do Paraná”, afirmou Jorge Callado.

O presidente da AMP destacou a importância da parceria entre as duas organizações. “Temos que valorizar nossos agricultores e nada melhor que o Tecpar para fazer isso. Agradeço pela sensibilidade e compreensão da importância de levar tecnologia aos municípios e, com isso, aumentar as possibilidades de geração de empregos e de renda nas nossas cidades”, disse Weiller.

Experiência

Primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria do Brasil, o Tecpar Certificação se destaca como o terceiro maior certificador por auditoria do segmento do País, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e pelo Inmetro.

Associação

Fundada em 20 de agosto de 1964, A AMP possui caráter privado, é apartidária, filiada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e lidera o movimento municipalista estadual. Congrega todos 399 municípios do Estado e é sua representante oficial no Paraná.

Presenças

Também participaram da assinatura os diretores do Tecpar, Carlos Pessoa (Tecnologia e Inovação) e Lindolfo Junior (Novos Negócios e Relações Institucionais), o assessor da Diretoria do Tecpar, Gilmar Andrade, e o ouvidor da Prefeitura de Guarapuava, Luiz Inácio de Melo.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!