Secretaria da Saúde e Cosems alinham estratégias para 2021

Secretaria da Saúde e Cosems alinham estratégias para 2021

Agência Estadual de Notícias

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta quinta-feira (14) da primeira reunião com a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR). A pauta priorizou as estratégias para os novos secretários, obras e a vacinação contra a Covid-19. Este foi o primeiro evento do Conselho sob a presidência de Ivoliciano Leonarchik.

A parceria entre a Sesa e o Cosems é uma prioridade para o aprimoramento dos serviços do Sistema Único de Saúde no Estado do Paraná. De acordo com o secretário Beto Preto a proximidade entre as instituições é bastante positiva.

“Estivemos na casa do Cosems mostrando o quanto a instituição é importante para o bom andamento do SUS em nosso Estado. Atuar em parceria com o representante de todos os gestores municipais nos auxilia na condução de políticas públicas e campanhas, como esta que estamos iniciando para a vacinação contra a Covid-19”, disse. “A articulação entre a gestão estadual e municipal é fundamental para alinhar e organizar a saúde pública”.

O presidente do Cosems, Ivoliciano Leonarchik, afirmou que a instituição será uma parceira para a condução da saúde pública nos municípios. “Estamos gratos ao secretário Beto Preto por nos prestigiar, estamos alinhados e queremos atuar de forma conjunta com a Sesa”, afirmou.

Leonarchik lembrou que este ano há o desafio de conhecer e aproximar os novos gestores municipais, que foram empossados neste mês. “Em muitas cidades os secretários municipais de Saúde são novos. Alguns se mantiveram nos cargos, mas grande parte não, por isso nossa tarefa urgente é fazer o acolhimento e repassar conhecimento sobre a função do gestor municipal e contamos com a Sesa para isso”, acrescentou.

VACINA – Parte da reunião teve como pauta a vacina contra a Covid-19. A secretária municipal de Curitiba, Márcia Huçulak, falou sobre as estratégias que serão aplicadas na Capital e a situação do cenário da Covid-19.

“Sabemos que a vacina não vai eliminar o vírus, por isso precisamos que as pessoas compreendam que mesmo após a imunização devem continuar com os cuidados: usar máscara, evitar aglomeração, higienização das mãos, entre outras medidas”, afirmou.

A Sesa elaborou um Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que contém informações sobre a população a ser vacinada, as fases e os tipos de vacinas.

A reunião, transmitida online, teve a participação de mais de 100 representantes de municípios. Estiveram presentes pela Sesa o diretor-geral, Nestor Werner; o diretor de Gestão em Saúde, Vinicius Filipak; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes; e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr. Pelo Cosems, os diretores Juliana Campitelli e Jonas Welter e a equipe técnica das duas instituições.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!