Sanepar e Frísia firmam novo Termo de Cooperação Técnica para proteção de mananciais

Sanepar e Frísia firmam novo Termo de Cooperação Técnica para proteção de mananciais

AEN

A Sanepar e a Cooperativa Frísia assinaram nesta sexta-feira (8), em Carambeí, nos Campos Gerais, um novo Termo de Cooperação Técnica, por meio do Programa Fundo Azul, da Companhia. O objetivo é a elaboração de um estudo técnico, com vistas ao afastamento dos resíduos armazenados em esterqueiras instaladas em áreas de mananciais de abastecimento dos municípios de Ponta Grossa e Castro.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a parceria, lembrando que a partir do trabalho de proteção das áreas de bacias hidrográficas surgem outras iniciativas importantes que podem contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer a economia circular. “Começamos pela Frísia, que nos acolhe para fazer este trabalho, mas a ideia é expandi-lo, evitando que estes dejetos poluam as águas, e que possam gerar subprodutos, como o biofertilizante e o biogás”, afirmou.

O termo marca a terceira fase do Programa Fundo Azul em parceria entre a Sanepar e a Frísia. Na segunda fase, concluída em 2023, foram instaladas esterqueiras em 17 propriedades, adequando o destino dos efluentes de bovinos de pequenos produtores de leite de áreas de mananciais em Castro, Carambeí, Prudentópolis, Teixeira Soares, Palmeira, Imbituva e Irati. Com o manejo adequado, o programa contribuiu para preservar a qualidade da água dos rios ao adequar a destinação de uma média diária de 47 mil litros de efluentes nos rios.

A primeira fase do programa, entre 2019 e 2021, atendeu 15 pequenas propriedades nas bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João, São Cristóvão e Represa de Alagados. A instalação das esterqueiras permitiu reduzir o aporte de matéria orgânica nestes mananciais de abastecimento público, em cerca de 42 mil litros diários de efluentes.

Segurança e sustentabilidade

A parceria atende ao Plano de Segurança da Água, do Ministério da Saúde. As iniciativas do programa Fundo Azul protegem a água, o solo e a biodiversidade do ecossistema como um todo. Para os produtores, a inciativa contribui para a regularização das pequenas propriedades, estimulando a economia e o desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou que, nos seus quase 100 anos, a cooperativa sempre teve a preocupação em ser sustentável. “Para a Frísia é um orgulho ter esta parceria, pela preocupação que o Estado e a Sanepar têm com a qualidade da água, bem como o apoio aos produtores na responsabilidade que todos temos em cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade na cadeia produtiva como um todo”, afirmou.

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou da solenidade, enfatizou a satisfação pelo projeto. “Estamos felizes em acompanhar este momento, esperando que tenhamos de fato a possibilidade de que, aprendendo com este modelo inicial, possamos levar para outras regiões, contribuindo para esta visão mais conservacionista. São os efeitos positivos que a gente espera de uma ação como esta”, disse.

Presenças

O evento também teve a participação do diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Jr; do presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz Souza; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza; do superintendente da Cooperativa Frísia, Mário Dykstra; de gerentes da Sanepar, da equipe da Frísia e cooperados beneficiados pelo Programa Fundo Azul.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!