Rotary realiza Corona Zero em asilos

Rotary realiza Corona Zero em asilos

Cleucimara Santiago
Especial Página Um News

O Rotary Club de Ponta Grossa Vila realizou o ‘Projeto Corona Zero’ em duas instituições de longa permanência de idosos de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (30).
Funcionários, colaboradores e residentes da Colmeia Cristã Abegail e Lar da Vovozinha Balbina Branco passaram por testagem de covid-19. A ação faz parte do Projeto Corona Zero, realizado pelos Rotary em todo o Brasil, e tem o apoio do Ministério da Saúde.
Em Ponta Grossa, a testagem aconteceu sob a coordenação do Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha, presidido por Dionathan Jayme Queiroz. As instituições foram inscritas pelo Rotary Vila Velha no projeto nacional, após selecionadas foram enviados os nomes e dados pessoais de todos. O projeto Corona Zero enviou de São Paulo: KIT de coleta de aplicação de 160 testes RT-PCR, como swabs, solução salina, tubo falcon, as etiquetas já registradas no sistema GAL, os epis, macacão, luvas, propres e protetores de acrílico. O Rotary é responsável de arrumar a parceria para a coleta e para envio até o Lacen de Curitiba.
Para a coleta o clube contou com o apoio e parceria do Laboratório Della Bianca, que realizou o trabalho voluntariamente, pela manhã foi realizado os testes da Colmeia Espírita Cristã Abegail e à tarde, no Lar das Vovozinhas Balbina Branco. Após a coleta, a parceria com a prefeitura de Ponta Grossa encaminhará o material coletado até Curitiba. De Curitiba segue por via aérea para o DASA em São Paulo. Os resultados de diagnóstico devem ser conhecidos dentro de dois dias após a entrega dos materiais coletados, e serão enviados por e-mail para as próprias instituições. Segundo, Daiane Della Bianca, que realizou a coleta do material, e estava de aniversário no dia: “É gratificante passar o dia do aniversário, fazendo o que mais gosto, trabalhando na minha área e ajudando ao próximo. Espero que com esse resultado possamos proteger as vidas, evitando que a doença se propague”
Em Ponta Grossa, duas instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) apresentaram surto da doença. É considerado surto, quando há mais de dois casos positivos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou o surto sendo mais de 11 mortes confirmadas em duas Instituições.
O serviço de epidemiologia do município solicitou uma cópia dos resultados e caso haja positivos, os dados farão parte dos números oficiais do estado.

Publicidade Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!