Novos servidores PSS passam por capacitação de sistemas no IAT

Novos servidores PSS passam por capacitação de sistemas no IAT

AEN

O Instituto Água e Terra (IAT) promove nestas segunda e terça-feira (8 e 9) cursos de capacitação para operação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Sistema de Informação para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH) aos novos servidores. A capacitação é online.

São 140 funcionários, entre residentes técnicos, contratados pelo último Processo Seletivo Simplificado (PSS), e cargos comissionados de todos os escritórios regionais do IAT. Ao início do segundo trimestre, a capacitação deve ser estendida também ao sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza, a composição do órgão ambiental estadual, com a unificação de diversas instituições, ainda é novidade para muitas pessoas.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG) e o Instituto das Águas (ÁguasParaná) foram unificados ao IAT, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Também são vinculadas à Secretaria o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), a Invest Paraná e a Paraná Turismo. “É um período muito importante porque essas pessoas estão conhecendo ainda o que é o IAT e a Sedest”, afirmou Souza.

De acordo com ele, o órgão tem um programa de treinamento constante, com módulos também na Escola de Governo, destinados aos públicos interno e externo. “São capacitações importantes para repassar como os sistemas funcionam e como os novos profissionais devem atuar com as ferramentas digitais, criadas para trazer agilidade, transparência e impessoalidade na solução dos processos”, afirmou o diretor-presidente.

O aumento do número de pessoas capacitadas a operarem nos sistemas ambientais acarreta em uma maior agilidade nos processos do Instituto, como liberação de outorgas e emissão de licenças ambientais.

“Com essas capacitações, treinamos os nossos técnicos para que eles saibam fazer todas as tramitações e consigam fazer as análises dos processos com maior agilidade, segurança técnica e jurídica”, afirma Jaqueline Dorneles, coordenadora do Departamento de Geoprocessamento e Informações do IAT.

SISTEMAS

O Sistema de Gestão Ambiental permite aos usuários a requisição de licenças pela internet e consultas relacionadas ao processo. A ferramenta foi desenvolvida em 2014 pelo então Instituto Ambiental do Paraná, em parceria com a Celepar.

O Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos ganhou a versão online neste ano. Ele integra um grande programa de modernização dos processos da outorga de uso dos recursos hídricos, monitoramento e gestão de bacias hidrográficas.

O Sistema foi implementado com financiamento do Banco Mundial e desenvolvido pela Fundação Ezute, com a participação de toda a equipe do Instituto Água e Terra. O projeto contou, também, com a participação da Celepar.

O site www.aguasparana.pr.gov.br  possui tutoriais para quem ainda tiver dúvida com relação ao sistema.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!