Novas praças de pedágio em debate no Paraná

Novas praças de pedágio em debate no Paraná

Cleucimara Santiago

Os novos pedágios vêm causando muitas dúvidas, debates e principalmente enfrentando resistências em todo o Paraná. A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, tem realizado audiências públicas com a presença de moradores, lideranças e representantes do setor produtivo para debater o novo modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal para as rodovias paranaenses. As Audiências públicas sobre as concessões já acontecem desde quarta-feira (24) em Maringá, quinta-feira (25) em Apucarana, em Curitiba está agendada para o dia 4 de março e em Ponta Grossa para 5 de março, todas a serem transmitidas pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Atualmente o estado possui 27 praças de pedágio, com contratos que vencem em 27 de novembro, mas em breve o Paraná passará a ter 42 pontos de cobranças. Após o leilão das concessões que ocorrerá ainda este ano, serão abertas 15 novas praças com concessões de modelo híbrido, válidas por 30 anos.

O estudo vem sendo feito pela Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) e discutido juntamente com o Ministério da Infraestrutura. O modelo de concessão do novo Anel de Integração do Estado, com 3.327 quilômetros de extensão tem previsão de R$ 42 bilhões em investimentos. A nova modelagem prevê mais obras, 1.700 quilômetros de rodovias duplicadas em até sete anos, 253 quilômetros de faixa adicional nas rodovias já duplicadas, 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito, 10 contornos para facilitar a integração entre as rodovias e tarifas de pedágio pagas pelos usuários de 25% a 67% menores, dependendo da praça. Os novos traçados estão divididos em seis lotes, mas com desenhos diferentes do atual, com a inclusão de rodovias que não estavam contempladas até então, como a PR-323, no Noroeste, a PR-280, no Sudoeste, e a PR-092, no Norte Pioneiro.

As novas praças estão localizadas nas proximidades de Sengés (PR-151), Siqueira Campos (BR-272), Jacarezinho/Ourinhos (BR-153), Califórnia (BR-376), Norte de Tamarana (PR-445), Jussara (PR-323), Tapejara (PR-323) e Perobal/Cafezal do Sul (PR-323). Nenhuma nova praça de pedágio está ligada diretamente a nossa região, que já é pedagiada.

*Com Assessoria

Redação Página 1

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