Mesmo com estiagem, Sanepar garante fornecimento para combate a incêndios

Mesmo com estiagem, Sanepar garante fornecimento para combate a incêndios

Assessoria

A companhia fornece água gratuitamente para os 240 caminhões do Corpo de Bombeiros que atuam em todo o Estado. Há hidrantes instalados na própria corporação ou em calçadas, parques e outros locais estratégicos. Apenas na Região Metropolitana de Curitiba são 346 equipamentos.

Mesmo com a estiagem severa e a necessidade de rodízio no abastecimento em algumas regiões do Estado, a Sanepar garante o fornecimento gratuito para os caminhões de combate a incêndio utilizados pelo Corpo de Bombeiros, que mantém ativos 240 veículos. Dos 12 grupamentos dos bombeiros no Estado, 11 estão em cidades-polo atendidas pela Sanepar. Nesses municípios, o acesso à água ocorre por meio de hidrantes instalados na própria corporação ou em calçadas, parques e outros locais estratégicos.

Esses pontos são definidos pela própria corporação, que pode solicitar à Sanepar a desativação ou instalação de equipamentos conforme a demanda. As condições de funcionamento são revisadas, periodicamente, pelo Corpo de Bombeiros, que encaminha à Sanepar as demandas de manutenções preventivas e corretivas.

Em cada cidade, os bombeiros têm um mapa com a localização dos hidrantes e uma chave especial que permite conectar a mangueira ao equipamento. De modo geral, os caminhões já saem dos quartéis abastecidos, mas, no atendimento a uma ocorrência o mapeamento facilita a busca por água no ponto mais próximo se houver necessidade de recarga do caminhão.

Os hidrantes são ligados diretamente à rede de distribuição da Sanepar para uso imediato. A logística garante o abastecimento mesmo em situações de rodízio porque, com o cadastro em mãos, os bombeiros podem carregar os caminhões em hidrantes de outras regiões, segundo o gerente de Produção de Água da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Fabio Basso. “Mesmo se a área do Corpo de Bombeiros estiver na programação do rodízio, eles podem buscar água em outros pontos”.

Na Região Metropolitana de Curitiba há 346 hidrantes. Na segunda maior região do Estado, em Londrina e Cambé, são 356 equipamentos. Em Maringá há cerca de 200 e em Cascavel são 164 hidrantes.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!