Alunos em intercâmbio no Canadá fazem videoconferência com diplomatas no Brasil

Alunos em intercâmbio no Canadá fazem videoconferência com diplomatas no Brasil

AEN

Alunos da rede estadual participantes do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo conversaram nesta quarta-feira (30) com a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, e com a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron. Os estudantes participaram por videochamada, enquanto os integrantes das comitivas da Embaixada e do Consulado estiveram no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ao lado do vice-governador Darci Piana, e do secretário da Educação, Renato Feder.

Durante a reunião, quatro dos 100 intercambistas relataram suas experiências no Canadá. Eles responderam a perguntas feitas por May e contaram como se adaptaram, quais são suas percepções sobre o ensino canadense e como acreditam que aprendizagens do intercâmbio podem beneficiá-los, futuramente, em suas trajetórias pessoais e profissionais.

O estudante Gabriel Fogaça dos Santos conta que uma das principais diferenças entre suas escolas no Canadá e no Brasil é o horário. Ele entra, todos os dias, às 8h30 e sai às 15h45. Além disso, os estudantes do Glenlawn Collegiate, na província de Manitoba, costumam utilizar notebooks sempre, e deixam o lápis e papel para a resolução de equações.

O aluno está animado para compartilhar essas e outras experiências quando retornar para o Colégio Estadual Professor Júlio César, no município de Rebouças, no Centro-Sul. “Fico muito feliz de pensar que tudo o que estou vivendo é fruto do meu estudo, da minha dedicação. Isso é a melhor parte”, disse Gabriel.

Além de ouvirem os relatos dos alunos, os participantes da reunião também abordaram outras possibilidades de cooperação entre o Estado do Paraná e o Canadá. “Este foi o primeiro movimento, mas a gente quer mandar milhares de alunos não só para o Canadá, mas para o mundo”, afirmou o secretário Renato Feder referindo-se ao programa Ganhando o Mundo.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!