Tropeiro de Ouro vai para os melhores

Tropeiro de Ouro vai para os melhores

Bianca Martins
Especial Página Um News

O troféu Tropeiro de Ouro é uma premiação que homenageia destaques do ramo empresarial, industrial e do agronegócio e que já tornou tradição em Castro. Pelo terceiro ano, Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), Sindicato dos Empregados do Comércio de Castro (Secom) e Sindicato Rural, escolheram nomes para receberem o troféu e o certificado de Mérito Empresarial, que aconteceu na terça-feira (14), no Moinho Castrolanda, com Jantar Típico Tropeiro. O presidente da Acecastro, Gilson Proença (Kiko), conduziu toda a premiação e destacou a importância do trabalho desses empresários. “Os homenageados de hoje são pessoas que estão aí uma vida inteira lutando, gerando riquezas, gerando empregos, acordando de manhã, trabalhando de sol a sol, então isso temos que reconhecer e essa noite o objetivo principal é esse, fazer esse reconhecimento, dizer a essas pessoas muito obrigado por tudo o que fizeram e fazem pela nossa comunidade”, relatou ao Página Um News, na noite de terça-feira (14).

Nesta edição, a festa teve o brilho de mais uma categoria, a do Jovem Empreendedor, além das outra cinco já presentes nas duas últimas edições. Os nomes da noite foram: Hércules Ferreira, na categoria Indústria; Setsuo Yamamoto, no Agronegócio; Roberto Kugler, no setor de Serviços; Frans de Jager, na categoria Comércio; Maria Helena Albuquerque, como Personalidade do Ano e Khalil Safaoui, na de Jovem Empreendedor.

Khalil descreveu o sentimento de ser escolhido como o primeiro empresário a receber o troféu da categoria estreante da noite. Ele que atua no ramo da gastronomia e também de vendas no varejo, se mostrou surpreso com a escolha do seu nome. “Então, fiquei extremamente feliz e contente com essa premiação, de fato fui pego de surpresa, não esperava, mas isso demonstra que é o fruto de muito trabalho, não só meu, mas da minha equipe inteira, que hoje no Jaffar Sushi contamos com aproximadamente 30 colaboradores nas quatro unidades em quatro cidades diferentes. E também meus agradecimentos para todos os envolvidos, organizadores desse evento, que me sinto muito honrado em estar estreando essa categoria, espero que de alguma maneira, essa minha premiação sirva de inspiração pra vários outros jovens empreendedores”, ressaltou.

Mesmo sentimento foi compartilhado por Maria Helena Albuquerque, que ganhou o troféu de Personalidade do Ano. “Foi extremamente emocionante. Há 34 anos iniciamos nossas atividades educacionais como jardim de infância, hoje oferecemos da creche ao ensino médio. Em 1994, com o falecimento do meu esposo, Armando de Paula Carvalho, e com os filhos ainda pequenos, tive que tomar frente à atividades agropecuárias. Com muito trabalho, dedicação e com as bênçãos de Deus conseguimos êxito em nossas atividades”, detalhou a empresária e agropecuarista.

Frans de Jager, que recebeu a homenagem na categoria Serviço, disse que não esperava ser o escolhido. “Jamais esperava ser escolhido como pioneiro. Estou na firma somente há 30 anos. O homenageado deveria ser meu irmão, por mais de 50 anos gerenciou a firma. Eu só entrei quando a firma já estava caminhando. Me sinto muito honrado em receber essa homenagem”, explicou emocionado.

Representantes
Além das estrelas da noite, representantes de diversos segmentos do setor de negócios marcaram presença no evento, como é o caso do presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman. Ele destacou que o exemplo e o legado deixado pelos homenageados da noite são fatores impulsionadores e que podem servir de inspiração para novas gerações. “Como presidente da Cooperativa Castrolanda me sinto muito feliz, porque a Cooperativa Castrolanda é ligada ao agro, mas também temos uma preocupação com o desenvolvimento da sociedade como um todo. E isso podemos ver nesse evento em que vários empresários e personalidades, principalmente decido ao seu legado, esse longo tempo de trabalho deixado à comunidade castrense. Que isso sirva de inspiração para novos empresários, para as pessoas que estão aqui hoje, que também usem essa experiência, esse trabalho principalmente para o desenvolvimento de Castro”, opinou.

Já para o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Medeiros Gomes, o prêmio demonstra que força e união entre os segmentos precisam ser notados e valorizados. “É muito significativo valorizar as pessoas que fazem acontecer em Castro. É um conjunto, aqui tem indústria, tem comércio, tem serviços e tem agro. É uma interligação, um complemento, que um sem o outro não teria toda essa pujança. Se vc tem suporte na cidade, em serviços, uma boa indústria, um bom comércio, você tem um desenvolvimento forte. Se você tem um campo forte, você tem uma cidade forte. A função do campo é enriquecer a cidade. Essa interligação que a gente vê aqui em Castro, no Paraná , isso é muito bonito, e a gente tem que comemorar, se sentir feliz, valorizar, porque a gente cresceu muito nos últimos anos”, explicou

Envolvimento da comunidade e promoção de ações da sociedade civil organizada foi ressaltado pelo vereador e gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael RAbbers. “A gente gosta de participar, e promover e apoiar esses evento da sociedade civil organizada em especial hoje [14] que vão premiar pessoas da nossa comunidade. Então a gente fazer parte desse processo e poder apoiar isso é importante para nosso Centro Cultural, para ter como anfitrião todas essas pessoas na nossa casa e assim a gente poder contribuir e participar nesse evento. A sociedade só se desenvolve dessa forma. São entidades, organizadas junto, coletivamente e a gente sabe que tanto o sindicato , a Acecastro, o Sindicastro, participam e sempre querem o melhor para nossa cidad”, destacou.

A proprietária da imobiliária Prática, Sonia Mainardes destacou que o empreendedor precisa superar desafios que ações como essa, que envolvem a comunidade são fundamentais para o setor. Ela acredita que o prêmio incentiva e reconhece o trabalho desses empreendedores. “É um reconhecimento dos empresários hoje de suma importância porque traduz a nossa luta diária de você levar uma empresa a patamares de diferencial. Acho muito importante e a gente tem que incentivar os empresários que estão aí. Que a nossa cidade há espaço sim para as empresas serem reconhecidas pelo desempenho que fazem pela cidade de Castro. São esses eventos, esses incentivos que precisam e são necessários.

Para o superintendente da Cooperativa Cresol, Maicon Cassiano Reisdoefer, apoiar eventos que promovam o cooperativismo e enalteçam a força do empreendedorismo são promordiais para o desenvolvimento local. “É um privilégio estar participando deste evento em Castro. Uma cidade muito pujante, seja no agronegócio também o segmento empresarial, que prestigia o empresariado como um todo. A Cresol nos seus 27 anos, desde sua existência, prestigiou e apoia esse tipo de evento. Um dos nossos propósitos é a transformação das cidades ou das regiões onde a gente atua. Levando acesso a uma instituição financeira que desenvolve o empresário e também o município, uma instituição financeira cooperativa onde Castro também respira o cooperativismo”, explanou.

Jantar típico tropeiro
Cobiçados troféus
320 pessoas no concorrido jantar

Fotos: Bianca Martins

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!