Quaresma inicia hoje para os católicos

Quaresma inicia hoje para os católicos

Matheus de Lara

Nesta quarta-feira (17), acontece a tradicional celebração da missa de cinzas para os católicos. Por conta da pandemia do coronavírus, não haverá a mancha da cruz na testa de cada fiel, pela razão de contato físico, ficando para cada igreja fazer o ritual de forma diferente. A data também marca o início da Quaresma, período que antecede a celebração da Páscoa, a ressurreição de Cristo.

Além do início quaresmal, a igreja lança a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O tema este ano é, ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’ e o lema: ‘Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade’, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema da Campanha tem como objetivo, para os cristãos, “pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo”, afirma a CNBB.

Quaresma

Em entrevista à reportagem do Página Um News, o pároco da Igreja Matriz Sant’Ana de Castro, Martinho Luiz Hartmann, disse o porque do nome Quaresma. “O nome é devido ao número quarenta. A Quaresma dura quarenta dias, o que só termina na quinta-feira santa. O número quarenta na bíblia é importante, porque traz muitos significados para os cristãos. No passado era o tempo aproximado de uma geração, e nós encontramos muita referência a esse número, por exemplo. Os 40 dias do dilúvio, os quarenta dias de Moisés no monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto, quarenta anos do reinado de Davi. Também temos os 40 dias do caminho de Elias e, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no deserto”, esclarece.

Martinho explica que a Quaresma tem um significado de penitência. “Dos quarenta dias que aparecerem na transfiguração, como nos dois penitentes, Moisés e Elias, é que temos assim como igreja, cuidar e resevar exatos quarenta dias, para um tempo penitencial, de oração, de jejeum, de esmola de caridade e de conversão”.

Além disso, a Quaresma na visão do pároco é um tempo privilegiado. “Esse tempo quaresmal ele nos leva, insere e introduz a entramos no deserto com Cristo. Para o Papa em sua mensagem para a Quaresma, diz que viver esse tempo é voltar a ter a comunhão espiritual com Deus. Isso refazer um caminho da nossa vida, para que possamos viver de maneira mais coerente a nossa fé, viver profundamente aquilo que a palavra de Deus nos ensina”, descreve.

Na Igreja Sant’Ana, como nas demais, haverá celebrações ao longo dos quarenta dias. Na quarta-feira (17) às 15 e 19 horas, ocorre a celebração das cinzas. Na sexta-feira (19) e em todas as sextas durante o tempo da Quaresma, terá celebrações da Santa Missa, às 6 horas. Já às 19 horas, ocorre a celebração de mais uma missa com Via Sacra.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!