Projeto de revitalização começa a ser executado na Cadeia Pública de Castro

Projeto de revitalização começa a ser executado na Cadeia Pública de Castro

Luana Dias

A Cadeia Pública de Castro acaba de receber nova pintura. A obra faz parte do projeto de revitalização iniciado recentemente, e que também prevê outras melhorias, benfeitorias e projetos. De acordo com o diretor da unidade, Elerson de Lima, desde que foi inaugurada, em novembro de 1982, a Cadeia havia recebido apenas uma pintura, quando ainda era integrada à Delegacia de Polícia Civil do Município.

Além de ganhar cara nova, a unidade, agora como Cadeia Plena, também integra os apenados no processo de ressocialização. Foram eles mesmos que realizaram a pintura, além disso, seis detentos trabalham diariamente em atividades no canteiro externo da unidade, e 45 deles já recebem o benefício de remição (a cada três dias trabalhados, passam a ter direito a um, de redução de pena), por se dedicarem a trabalhos artesanais.

O diretor explicou à reportagem que o objetivo das melhorias é, sobretudo, tornar o ambiente mais agradável, tanto para os profissionais que trabalham no local, como para os apenados, e, para suas famílias, já que em breve a rotina de visitas deve ser retomada. “A unidade da cadeia pública tem que ser um local limpo, organizado, agradável para se trabalhar, para que todos os servidores envolvidos nesse sistema possam dedicar o máximo do tempo da labuta, tentando a ressocialização dos apenados, que é uma das nossas principais missões”, destaca.

Elerson assumiu a Cadeia em setembro do ano passado, cerca de um ano depois que a Delegacia de Polícia Civil mudou-se para o endereço atual, separando o Departamento Penitenciário das atividades investigativas e operacionais do órgão. Segundo ele, outras atividades e obras ainda fazem parte do projeto de revitalização e ressocialização, algumas delas já estão em fase final, é o caso por exemplo, da padaria e lavanderia, e, outras ainda estão em projeto. A exemplo, sala de informática para possibilitar aos presos a realização de cursos à distância, sala para aulas presenciais, projeto de leitura, e a implantação de canteiro de trabalho dentro da unidade, através de parceria com empresas e entidades da cidade, “sempre ressaltando o ponto da ressocialização dos mesmos, e com foco em deixar nosso local de trabalho um pouco mais agradável. Prestes a completar um ano à frente da unidade, considero cada uma destas conquistas como um presente”, cita Elerson.

Retorno das visitas

Está programada para o mês de setembro a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos detentos da unidade. Segundo Elerson, depois que todos estiverem devidamente imunizados, será possível programar também o retorno das visitas de familiares dos detentos. “Se Deus assim permitir, logo voltaremos a ter visitas na unidade, já num local mais agradável para os familiares dos custodiados”, finaliza.

Nova pintura foi executada pelos detentos da unidade
Elerson de Lima, diretor da Cadeia Pública de Castro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!