Apae realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Apae realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Matheus de Lara

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Castro realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha acontece anualmente desde 1963, desenvolvida pela federação das Apaes (FEAPAES) em todo o país de 21 a 28 de agosto. No município as atividades seguem até essa sexta-feira (27). ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’, é o tema desse ano.

A reportagem conversou com a diretora da Apae de Castro, Maria Alice Holowchak Bourguignon, que disse que a campanha tem como objetivo divulgar conhecimento sobre as pessoas em situação de deficiência como meio de transformação da realidade. “A campanha é uma ferramenta para promoção de atitudes para com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, permeia os trabalhos desenvolvidos pela Apae do município”.

Conforme Maria, o tema busca a conscientização acerca de determinadas necessidades para inclusão plena, “saúde, educação, autonomia, protagonismo. O tema aponta para o fato de que o país tem uma legislação avançada, no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência. No entanto, na prática, o que se assegura na lei não é acessível a todos”.

As atividades programadas durante a semana em Castro incluem mobilização através de conteúdos e informações sobre o assunto, ofertando materiais de divulgação enviados às escolas do município, redes sociais e em veículos de imprensa locais. “Na instituição as informações são dirigidas aos pais e professores para participação de lives, e também o fortalecimento de vínculos buscando o compartilhamento de experiências, desafios e conquistas através de atividades acolhedoras, criadoras e artísticas”, descreve a diretora.

A Apae completa 50 anos no município em 2021, e desde o início das atividades vem desenvolvendo atividades de superação de barreiras. “Defesa e garantia de direitos, buscando a mobilização social contra a desigualdade e marginalização social, a partir de direitos como transporte, saúde, educação e assistência social”, finaliza Maria Alice.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!