Projeto de pesquisa da Escola Mariana Garcez ganha prêmios em evento científico

Projeto de pesquisa da Escola Mariana Garcez ganha prêmios em evento científico

Luana Dias

Após desenvolverem um núcleo de estudos e pesquisas, para formação continuada de professores pesquisadores e para produção de conhecimento científico, a partir, principalmente das experiências pedagógicas do período de pandemia, professores da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte, da cidade de Castro, foram indicados a dois prêmios no evento da II Jornada de Iniciação Cientifica e Tecnológica da Faculdade de Iporá/Goiás. O Núcleo de Ensino e Pesquisa dos Professores da Escola Mariana (NEPPEM), ganhou estrutura própria esse ano, mais precisamente depois que começou a pandemia do novo coronavírus, mas de acordo com a diretora da Escola, Vivian Katzenwadel de Oliveira, a ideia já existia anteriormente. “É um projeto que já tem caminhada, porque muitos professores, estudiosos, já tinham ideias antes, que se concretizaram agora”, destaca.

Vivian explicou que o objetivo maior do Núcleo é aproximar a prática dos professores ao mundo acadêmico, e que ele surgiu a partir das ferramentas desenvolvidas pelos professores, para trabalharem com as dificuldades impostas pela pandemia, e com os desafios do dia a dia. “Existe uma discussão muito grande, que envolve o fato de os professores que entram para dar aula, diminuírem seu ritmo de estudos. Nós necessitamos de formação continuada, e o Núcleo surgiu justamente dessa necessidade de uma formação mais acentuada. Tivemos que criar novas estratégias de trabalho e iniciamos com algumas pesquisas, do zero, definindo por exemplo, tipos de pesquisa que iríamos trabalhar. Dois professores que estão entrando no doutorado nos orientaram muito, depois definimos as temáticas de pesquisa e cada professor foi trazendo experiências do momento que estava vivendo, e as dificuldades”, ressalta.

Diversas temáticas fazem parte das atividades do NEPPEM. Entre elas estão o papel do gestor, como agir em momentos de desestabilização pedagógica; tem temas voltados para a área da educação física, coordenação pedagógica, tecnologias, pesquisa voltada para os textos dos alunos, além de outras que estão em andamento. Inscritos no evento científico, todos os trabalhos foram aprovados, e, durante a apresentação oral, que ocorreu de forma virtual para todo Brasil, um trabalho foi escolhido como um dos melhores do evento e selecionado para compor uma revista científica da faculdade, e, uma das professoras da equipe foi premiada, em segundo lugar, tendo a sua apresentação considerada como uma das melhores do evento.

Os trabalhos que se destacaram foram o projeto de pesquisa ‘Escrever na quarentena: indícios de heterogeneidade e os modos de emergência do sujeito’, do professor Willian Waiga Mainardes; O projeto foi escolhido para compor a Revista Científica Inovação e Sociedade; E, a professora Somália Mendes de Mattos, que apresentou um projeto de pesquisa sobre o Componente Curricular da Educação Física, conquistou a segunda colocação, como uma das melhores apresentações.

Segundo a diretora Vivian, todos os trabalhos que integram o Núcleo irão compor os anais do evento, além disso, os professores envolvidos no projeto também fizeram um e-book. O material foi divulgado para toda Rede Municipal de Educação do Município, com quem os membros da Escola Mariana pretendem fazer parcerias, para o desenvolvimento de novos trabalhos. Vivian acredita que o projeto pode vir a beneficiar toda rede. “O e-book é um resumo dos projetos de pesquisa feitos através do Núcleo até agora, para 2021 estamos com plano de convidar professores de outras escolas para pesquisar e compor com a gente”, explicou.

Redação Página 1

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