Padre Cristiano se despede no sábado da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Padre Cristiano se despede no sábado da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Da Redação

Padre Cristiano, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro, recebeu na sexta-feira a (5) a notícia de sua transferência para a cidade de Fernandes Pinheiro. Uma missa será celebrada no sábado (13), às 18 horas, será a sua despedida junto aos castrenses.
No domingo (14), padre Cristiano será empossado como novo pároco em Fernandes Pinheiro.
Para Alexandre Hubert, coordenador da comunidade de Terra Nova e também músico da igreja, a paróquia passa por um momento de tristeza mas “com muita gratidão a Deus por nos ter dado o padre Cristiano. Todos sabemos que seu tempo conosco era limitado. Principalmente as crianças às quais o padre era muito ligado sentirão sua falta. Seu legado é grandioso para a paróquia e a cidade de Castro”, explica.
A trajetória de Padre Cristiano é marcada por humildade e resiliência. Nascido em uma família simples, sua mãe, Dona Marius, era zeladora em escola e seu pai, um homem forte, enfrentava o alcoolismo. Após a morte precoce do pai, Dona Marius criou sozinha Cristiano e seu irmão, Luciano. “Muitas vezes eu ia descalço para a escola e minha mochila era um pacote de arroz”, relembra o padre.
Desde jovem, padre Cristiano mostrou uma forte ligação com a comunidade ‘Alto da Lagoa’, atuando como catequista e, mais tarde, como ministro e coordenador. Aos 16 anos, durante a ordenação de padre Luiz Mirkoski, sentiu um chamado profundo para o sacerdócio. Ingressou no seminário em 2007, superando uma cirurgia cardíaca de emergência e se destacando em seus estudos e na pastoral.
Em 2016, Cristiano foi ordenado diácono na catedral de Ponta Grossa e, posteriormente, presbítero na Paróquia Perpétuo Socorro de Irati. Em janeiro de 2018, já padre, foi designado para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Castro, onde enfrentou o desafio de liderar uma nova comunidade com 17 subdivisões.
Logo ao chegar, percebeu a necessidade de uma nova igreja matriz. Em agosto de 2019, apresentou o projeto à comunidade e, apesar das dificuldades, incluindo a pandemia de Covid-19, iniciou e prosseguiu com a construção. Durante a pandemia, o padre se reinventou, celebrando missas transmitidas online e conduzindo o Santíssimo Sacramento em caminhonetes pelas comunidades.
Seu trabalho pastoral e empreendedorismo resultaram em várias reformas e novas construções em outras comunidades. A dedicação do novo altar da igreja matriz, em 6 de setembro de 2023, foi um momento marcante, com a presença do bispo e de toda a comunidade.
Padre Cristiano também enfrentou a perda de sua mãe, dona Marius, em 2021, mas continuou sua missão com fé e gratidão. Seu dinamismo e criatividade mantiveram a comunidade unida e motivada. Ele também concluiu pós-graduação em Arquitetura e Arte Sacra e foi homenageado com a Medalha Pérolas do Sul e o título de Cidadão Honorário de Castro.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!