Da Redação
Padre Cristiano, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro, recebeu na sexta-feira a (5) a notícia de sua transferência para a cidade de Fernandes Pinheiro. Uma missa será celebrada no sábado (13), às 18 horas, será a sua despedida junto aos castrenses.
No domingo (14), padre Cristiano será empossado como novo pároco em Fernandes Pinheiro.
Para Alexandre Hubert, coordenador da comunidade de Terra Nova e também músico da igreja, a paróquia passa por um momento de tristeza mas “com muita gratidão a Deus por nos ter dado o padre Cristiano. Todos sabemos que seu tempo conosco era limitado. Principalmente as crianças às quais o padre era muito ligado sentirão sua falta. Seu legado é grandioso para a paróquia e a cidade de Castro”, explica.
A trajetória de Padre Cristiano é marcada por humildade e resiliência. Nascido em uma família simples, sua mãe, Dona Marius, era zeladora em escola e seu pai, um homem forte, enfrentava o alcoolismo. Após a morte precoce do pai, Dona Marius criou sozinha Cristiano e seu irmão, Luciano. “Muitas vezes eu ia descalço para a escola e minha mochila era um pacote de arroz”, relembra o padre.
Desde jovem, padre Cristiano mostrou uma forte ligação com a comunidade ‘Alto da Lagoa’, atuando como catequista e, mais tarde, como ministro e coordenador. Aos 16 anos, durante a ordenação de padre Luiz Mirkoski, sentiu um chamado profundo para o sacerdócio. Ingressou no seminário em 2007, superando uma cirurgia cardíaca de emergência e se destacando em seus estudos e na pastoral.
Em 2016, Cristiano foi ordenado diácono na catedral de Ponta Grossa e, posteriormente, presbítero na Paróquia Perpétuo Socorro de Irati. Em janeiro de 2018, já padre, foi designado para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Castro, onde enfrentou o desafio de liderar uma nova comunidade com 17 subdivisões.
Logo ao chegar, percebeu a necessidade de uma nova igreja matriz. Em agosto de 2019, apresentou o projeto à comunidade e, apesar das dificuldades, incluindo a pandemia de Covid-19, iniciou e prosseguiu com a construção. Durante a pandemia, o padre se reinventou, celebrando missas transmitidas online e conduzindo o Santíssimo Sacramento em caminhonetes pelas comunidades.
Seu trabalho pastoral e empreendedorismo resultaram em várias reformas e novas construções em outras comunidades. A dedicação do novo altar da igreja matriz, em 6 de setembro de 2023, foi um momento marcante, com a presença do bispo e de toda a comunidade.
Padre Cristiano também enfrentou a perda de sua mãe, dona Marius, em 2021, mas continuou sua missão com fé e gratidão. Seu dinamismo e criatividade mantiveram a comunidade unida e motivada. Ele também concluiu pós-graduação em Arquitetura e Arte Sacra e foi homenageado com a Medalha Pérolas do Sul e o título de Cidadão Honorário de Castro.