Oito colégios estaduais de Castro receberam alunos na segunda-feira

Oito colégios estaduais de Castro receberam alunos na segunda-feira

*Luana Dias

Depois de passarem pouco mais de um ano fechados, oito colégios estaduais de Castro receberam alunos para aulas presenciais nesta segunda-feira (10), pela primeira vez desde março do ano passado. No município o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Professora Amelia Madal S B Vaz e os colégios Edina W Sviercoski, Jardim das Araucárias, Joana Torres Pereira, Maria Aparecida Nisgoski, Matilde Baer, Nicolau Baltasar e Vespasiano Carneiro de Mello estão entre as 200 escolas do estado que retomaram as aulas presenciais.

Para o retorno, todas adotaram o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo. Os demais colégios estaduais permanecem no ensino remoto (por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos), e devem retornar às atividades presenciais gradualmente, ao longo das próximas semanas.

Há critérios que definiram quais colégios, entre os estaduais do Paraná, deveriam ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, são priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco.

O retorno presencial, no entanto, não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os demais alunos continuarão no ensino remoto (cujos pais não tenham autorizado o retorno).

Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.

Medidas de proteção
As instituições de ensino seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Vacinação de professores
O retorno acontece paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, que ocorre neste mês, simultaneamente à das pessoas com comorbidades. Serão, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 32 mil doses da vacina AstraZeneca destinadas a profissionais da Educação das redes estadual, municipal e privadas, começando pelas pessoas entre 55 e 59 anos. Outros 8 mil profissionais do setor já foram vacinados, no grupo acima de 60 anos.

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Foto: Facebook do Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!