Missas em Castro retornam ao formato online

Missas em Castro retornam ao formato online

Renato de Oliveira

A partir deste final de semana e até dia 8 de março, data definida pelo governo estadual que adotou medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 nas instituições religiosas, as igrejas católicas de Castro voltam a celebrar missas no formato online.

O próprio bispo da diocese de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, sugeriu, já na sexta-feira (26), que as igrejas adotem a realização de missas com a transmissão pelas redes sociais, sem a presença de fiéis. “Deve ser calculada a possibilidade das igrejas considerarem se não é melhor fazer apenas a transmissão online das celebrações, deste final de semana, dia 28 de fevereiro, e do próximo, 7 de março. Até o dia 8 de março essas normas persistem, até se ter uma melhora na situação, que é gravíssima. Veremos depois se haverá alguma alteração”, orientou dom Sergio.

Atendendo a estas novas medidas restritivas impostas também por decreto municipal, as quatro paróquias de Castro – Sant’Ana, Perpétuo Socorro, do Rosário e São Judas Tadeu, trataram de cancelar as missas presenciais que já vinham acontecendo com número reduzido de fiéis, adotando distanciamento social, uso de máscaras e aplicação de álcool em gel, durante as celebrações.

Com isso, ficam também canceladas, temporariamente, casamentos, batizados, encontros, reuniões e ainda o início das aulas de catequeses, nas paróquias. De acordo com padre Franco Allen Somensi, paróco da comunidade de São Judas Tadeu, na vila Santa Cruz, até a Crisma que estava marcada para o dia 6 de março, teve que ser cancelada e será transferida para uma outra data ainda a ser definida. “Orientamos também que as capelinhas não circulem neste momento, ficando na casa das zeladoras. A secretaria paroquial funcionará em horário normal, respeitando as normas vigentes de distanciamento social. Por fim, que São Judas Tadeu interceda por todos nós, neste momento crítico em que vivemos”, destacou o pároco.

A paróquia da Senhora Sant’Ana, padroeira de Castro, de acordo com padre Martinho Luiz Hartmann permanecerá com a porta lateral da igreja aberta, apenas para visita ao Santíssimo e orações pessoais. A secretaria paroquial também ficará aberta, com atendimento pela janela, para evitar contato. A matriz de Sant´Ana, é a única que além do sistema online durante as missas, mantém também, na celebração de domingo (9 horas), transmissão pela Rádio Castro (FM).

De outro lado, mesmo sem as missas presenciais, a comunidade de Nossa Senhora do Rosário, na vila Rio Branco, irá prosseguir com a venda de empadões, uma vez que esta promoção lançada para ajudar nas obras de reforma da igreja matriz, acontece em horário permitido pelo decreto.

Já na paróquia do Perpétuo Socorro, no Jardim Colonial, a catequese irá prosseguir no sistema online, enquanto que o Cerco de Jericó, que estava programado para acontecer entre os dias 1º a 7 de março, foi cancelado, obedecendo a norma estabelecida no decreto municipal.

Missas presenciais

Canceladas pela pandemia da Covid-19 ainda nos primeiros meses do ano passado, as missas presenciais nas igrejas de Castro retornaram em 2 de agosto. Uma celebração especial na igreja matriz de Sant’Ana, marcou, na época, a reabertura das quatro paróquias de Castro, depois de quase seis meses sem a presença de fiéis.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!