Jeca 2020 tem versão online

Jeca 2020 tem versão online

Matheus de Lara

Em virtude da pandemia do Coronavírus, a 33ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (JECA), promovido pela Prefeitura de Castro por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, começou na segunda-feira (23), em versão online e segue até quarta-feira (2). O objetivo desse ano foi manter a sequência das edições dos jogos, utilizando-se de um formato diferente, deixando a torcida das escolas participarem votando em seus respectivos escudos.

No formato desse ano, apenas escolas foram inscritas, não havendo inscrições individuais como nos anos anteriores. A participação das escolas foram divididas em três grupo; onze no grupo um (1° ao 5° ano) / cinco no grupo dois (6° a 9° ano) e quatro no grupo três (ensino médio – 1° ao 3° ano).

Competição
Das competições foram divididas em duas fases. A primeira ocorre por meio de uma votação no escudo da escola. “Usamos a plataforma de questionários da Google para fazer o sistema de avaliação”, disse Marcos Vinicius de Rocco, secretário Municipal de Esporte e Juventude. Segundo ele, as mais votadas estão sendo classificadas para a segunda fase, confrontos conforme índice de pontuação. A fase tem duração de 24 horas, iniciando as 8 horas da manhã. Caso de empate haverá prorrogação de uma hora.

Em entrevista à reportagem do Página Um News, o secretário disse que houve queda de escolas em querer participar dessa edição. “Tivemos pouca participação da rede estadual e particular. Já as escolas da rede municipal tiveram melhor presença nos jogos”.

Em uma outra competição separada, todas as escolas que se inscreveram tem a oportunidade de ganhar mais uma vez. Diferentemente da votação, ocorrerá uma prova online em que até dia 30 de novembro, as escolas devem enviar um álbum em formato de PDF, fotos de edições anteriores do JECA.

Marcos Rocco destaca como vai ser as premiações. “As escolas serão premiadas com troféus aos três primeiros colocados e troféus de participação a todos os inscritos”.

Programação
A programação, com a liberação dos questionários das escolas participantes, aconteceu de segunda à quarta para os grupos que foram divididos, sendo 7 horas da manhã a liberação do link e início da votação às 8 horas.
Já as quartas de finais ocorreram na quinta-feira (26), as semifinais acontecem nesta sexta-feira e segunda. A final está prevista na semana que vem nos dias 1° e 2 de dezembro.

Até o momento o secretário acredita que a participação está sendo positiva. “Pela votação obtida pelas escolas, a comunidade escolar estará mobilizada na realização das enquetes. Esperamos que na segunda fase aconteça confrontos de escola x escola, quando a participação será maior ainda”, conclui.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!