Igrejas divulgam programação especial para Semana Santa

Igrejas divulgam programação especial para Semana Santa

Luana Dias

Cada uma das quatro paróquias das igrejas católicas de Castro tem uma programação exclusiva para a Semana Santa. Dentro do período, que vai desde o Domingo de Ramos (10) até o domingo de Pascoa (17), ocorrem algumas das celebrações mais importantes para os cristãos. De acordo com o padre Joel Nalepa, que é coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa, a Semana Santa é a principal semana na liturgia da igreja.

“Nós celebramos o mistério central da fé cristã, a Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. Na liturgia se faz memória a esse mistério da salvação, desse Deus que vem até nós. Portanto, desde o Domingo de Ramos, quando acontece a procissão que lembra a chegada de Jesus em Jerusalém, é como se nós acolhêssemos Jesus também onde nós vivemos, e que também queremos que aconteça a salvação. Depois, durante toda a semana vivemos esse mistério da condenação e morte de Jesus”, destacou.

Em Castro, tradicionalmente, a semana que antecede a Pascoa é marcada pelas procissões, realização de Vias-Sacras, mutirão de confissões, visitas, celebrações especiais e gestos concretos. Nesse período também aumenta significativamente o número de fiéis que frequentam as igrejas, e que consequentemente, participam mais ativamente da programação.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o Domingo de Ramos terá missa às 8 horas, benção dos Ramos na Casa de Formação, com procissão até a matriz às 9h30, e missa também às 19 horas. Na segunda-feira (11) tem Via-Sacra nas casas a partir das 19 horas. Na ter-feira (12) haverá Procissão de Encontro – fiéis da matriz e das Capelas Divino Espírito Santo e Santo Expedito seguirão até a Capela São José, e, fiéis das Capelas São Pedro e Santa Rita irão até a Capela Cristo Rei. Às 19h30 os grupos seguirão em direção à paróquia, onde o encontro está marcado para às 20 horas. Já na quarta-feira (13) tem Missa dos Doentes às 15 horas, e Celebração das Trevas às 19h30. A quinta-feira (14) contará com Ceia do Senhor às 19h30, e Adoração ao Santíssimo, entre 22 e 0 hora de sexta-feira (15). Na Sexta-feira Santa a Adoração segue da 0 hora até às 15 horas, incluindo o período das 12 às 15 horas, quando se faz silêncio. No mesmo dia também ocorre procissão, que sai da matriz e segue até o Morro do Cristo, às 6 horas, às 15 horas acontece a celebração da Paixão de Cristo, e às 19 horas é realizada a procissão do Senhor Morto. No sábado de Aleluia (16) tem benção dos alimentos das 9 às 11 horas e Vigília Pascal às 20 horas. E, no domingo de Páscoa (17), a programação começa às 6 horas, com a celebração da Missa de Alvorada, em seguida tem café comunitário, às 10 tem missa novamente, assim como às 19 horas. A paróquia também informou que haverá celebração em todas as comunidades ao longo de toda Semana Santa.

Na matriz de Sant’Ana a programação da Semana Santa começa com a Missa de Ramos, que será celebrada ás 9 e às 19 horas, no domingo (10). Na segunda-feira (11) tem a Missa das Dores de Maria, às 19 horas, e na terça (12) a paróquia também realiza Procissão de Encontro, que começa às 19 horas em frente ao Serviço de Acolhimento São Vicente de Paulo (Asilo). Na quarta-feira (13) ocorre a Via-Sacra com visita às casas, a partir das 19 horas. O trajeto ainda será definido. Na quinta-feira (14) ocorre a tradicional Missa do Lava-pés, também às 19 horas, e na Sexta-feira Santa (15), a programação começa com a Adoração ao Santíssimo, que vai das 8 às 12 horas. Às 15 horas tem celebração, e às 19 horas, Procissão do Senhor Morto, saindo da igreja matriz e seguindo pelo centro da cidade até retornar à igreja. No Sábado de Aleluia (16) tem missa às 19 horas, e no Domingo de Páscoa, às 9 e às 19 horas.

A reportagem não teve acesso à programação das paróquias do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!