Luana Dias
Cada uma das quatro paróquias das igrejas católicas de Castro tem uma programação exclusiva para a Semana Santa. Dentro do período, que vai desde o Domingo de Ramos (10) até o domingo de Pascoa (17), ocorrem algumas das celebrações mais importantes para os cristãos. De acordo com o padre Joel Nalepa, que é coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa, a Semana Santa é a principal semana na liturgia da igreja.
“Nós celebramos o mistério central da fé cristã, a Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. Na liturgia se faz memória a esse mistério da salvação, desse Deus que vem até nós. Portanto, desde o Domingo de Ramos, quando acontece a procissão que lembra a chegada de Jesus em Jerusalém, é como se nós acolhêssemos Jesus também onde nós vivemos, e que também queremos que aconteça a salvação. Depois, durante toda a semana vivemos esse mistério da condenação e morte de Jesus”, destacou.
Em Castro, tradicionalmente, a semana que antecede a Pascoa é marcada pelas procissões, realização de Vias-Sacras, mutirão de confissões, visitas, celebrações especiais e gestos concretos. Nesse período também aumenta significativamente o número de fiéis que frequentam as igrejas, e que consequentemente, participam mais ativamente da programação.
Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o Domingo de Ramos terá missa às 8 horas, benção dos Ramos na Casa de Formação, com procissão até a matriz às 9h30, e missa também às 19 horas. Na segunda-feira (11) tem Via-Sacra nas casas a partir das 19 horas. Na ter-feira (12) haverá Procissão de Encontro – fiéis da matriz e das Capelas Divino Espírito Santo e Santo Expedito seguirão até a Capela São José, e, fiéis das Capelas São Pedro e Santa Rita irão até a Capela Cristo Rei. Às 19h30 os grupos seguirão em direção à paróquia, onde o encontro está marcado para às 20 horas. Já na quarta-feira (13) tem Missa dos Doentes às 15 horas, e Celebração das Trevas às 19h30. A quinta-feira (14) contará com Ceia do Senhor às 19h30, e Adoração ao Santíssimo, entre 22 e 0 hora de sexta-feira (15). Na Sexta-feira Santa a Adoração segue da 0 hora até às 15 horas, incluindo o período das 12 às 15 horas, quando se faz silêncio. No mesmo dia também ocorre procissão, que sai da matriz e segue até o Morro do Cristo, às 6 horas, às 15 horas acontece a celebração da Paixão de Cristo, e às 19 horas é realizada a procissão do Senhor Morto. No sábado de Aleluia (16) tem benção dos alimentos das 9 às 11 horas e Vigília Pascal às 20 horas. E, no domingo de Páscoa (17), a programação começa às 6 horas, com a celebração da Missa de Alvorada, em seguida tem café comunitário, às 10 tem missa novamente, assim como às 19 horas. A paróquia também informou que haverá celebração em todas as comunidades ao longo de toda Semana Santa.
Na matriz de Sant’Ana a programação da Semana Santa começa com a Missa de Ramos, que será celebrada ás 9 e às 19 horas, no domingo (10). Na segunda-feira (11) tem a Missa das Dores de Maria, às 19 horas, e na terça (12) a paróquia também realiza Procissão de Encontro, que começa às 19 horas em frente ao Serviço de Acolhimento São Vicente de Paulo (Asilo). Na quarta-feira (13) ocorre a Via-Sacra com visita às casas, a partir das 19 horas. O trajeto ainda será definido. Na quinta-feira (14) ocorre a tradicional Missa do Lava-pés, também às 19 horas, e na Sexta-feira Santa (15), a programação começa com a Adoração ao Santíssimo, que vai das 8 às 12 horas. Às 15 horas tem celebração, e às 19 horas, Procissão do Senhor Morto, saindo da igreja matriz e seguindo pelo centro da cidade até retornar à igreja. No Sábado de Aleluia (16) tem missa às 19 horas, e no Domingo de Páscoa, às 9 e às 19 horas.
A reportagem não teve acesso à programação das paróquias do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu.