Grileiros de terra deixaram áreas invadidas há uma semana

Grileiros de terra deixaram áreas invadidas há uma semana

Luana Dias

Foi cumprida na semana passada a reintegração de posse da fazenda que fica na localidade de São Luiz dos Machados, interior de Castro (distrito do Socavão), de onde grileiros estavam extraindo madeira ilegalmente há pouco mais de um mês. A área também era alvo de reivindicação de propriedade, por uma pessoa que alega ter a posse há 20 anos, e que apresentou documentos que estão sendo investigadas e sob disputas judiciais.

A área pertence aos sócios Aciz Penteado e Rubens Wiecheteck Neto, que já provaram na justiça, através de documentos, a posse da fazenda. Eles apresentaram inclusive notas fiscais que comprovam a compra das mudas do pinus extraído pelos invasores. A plantação havia sido feita há 18 anos.
Entre os meses de fevereiro e março os grileiros cortaram e retiraram da propriedade perto de 300 toneladas de toras. A madeira já tinha sido comercializada pelos produtores, que amargam prejuízo na casa dos R$ 110 mil.

Parte do carregamento foi apreendido em dois municípios diferentes, enquanto a madeira ainda estava em transporte. De acordo com a liminar de reintegração de posse, o homem que reivindicava a condição de proprietário da área, não requereu a restituição da carga apreendida.
Desde o cumprimento da reintegração de posse, há exatamente uma semana, os proprietários das terras não tiveram mais contato com os grileiros. No entanto, Rubens Wiecheteck Neto acredita que eles ainda irão retornar ao local. “Não tivemos mais notícias, mas acredito que estejam pensando em outra tática”, destacou ele.

Além de extraírem madeiras de forma ilegal nas áreas, os grileiros também ameaçaram proprietários e trabalhadores de áreas vizinhas as citadas acima, afirmando que irão colher culturas que estão em desenvolvimento nas fazendas, e que se as áreas não forem desocupadas, irão atear fogo nos em equipamento e maquinários pertencentes às propriedades.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!