Foccacias da castrense Leticia Pizzaia estarão no Caminhos do Campo deste domingo

Foccacias da castrense Leticia Pizzaia estarão no Caminhos do Campo deste domingo

Luana Dias

As receitas da castrense Leticia Pizzaia irão pautar o programa Caminhos do Campo deste domingo (22), com a preparação de deliciosas e muito bem elaboradas foccacias. A produção e a venda das massas é a nova ocupação da professora aposentada, que em plena pandemia, encerrou um ciclo de 38 anos de ofício nas salas de aula, mas se recusou a ficar, como ela mesma descreveu “curtindo a aposentadoria e sem fazer nada de produtivo”.

As foccacias, que se transformaram em uma nova fonte de renda, também representam uma forma de Letícia colocar em prática ideias, criatividade e porque não: um pouco de poesia? “Um dia pensei, quero fazer uma coisa diferente. Me aposentei como professora, mas queria continuar trabalhando, só que numa atividade diferente. Eu sempre gostei de boa comida, de boa panificação, de comidas bem elaboradas, mas eu não via tudo isso relacionado. Aí peguei algumas ideias que eu já tinha, mais algumas inspirações na internet, e comecei a fazer as foccacias de forma artesanal, com desenvolvimento artístico, só que diferente de uma tela de pintura, por exemplo, que tem durabilidade. Nesse caso é um artesanato, que precisa caber numa forma, e juntar vários elementos que ficarão saborosos”, conta ela.

É tradição das mulheres na família de Leticia fazerem boas receitas. “Minha mãe dizia que a minha avó cozinhava com os olhos”. A receita, neste caso, é de uma massa de panificação, de origem italiana, que ganhou uma versão “garden” e nome próprio “Foccacia da Alice Borboleta”. Saindo dos livros de receita e dos preparativos para consumo em família, foi diretamente para a internet, logo caiu no gosto de seus seguidores, nas redes sociais, e resulta em pedidos semanais.

Leticia prepara as foccacias nas versões salgada e agridoce, e as decora com ingredientes coloridos, entre legumes, verduras, frios e elementos comestíveis, da natureza em geral. “Isso me atrai tanto agora, que o meu olho começa a ver em tudo um jardim. Descobri que uma semente, um cogumelo e diversos outros componentes da natureza podem se transformar, por exemplo, numa pétala de flor”, descreve ela.

Como no caso das foccacias, o sabor não é o único fator que deve chamar a atenção, mas, tão importante quanto ele é a aparência das massas, a preparação é demorada. Leticia leva até seis horas para fazer cinco unidades. Dessa forma, recebe pedidos apenas uma vez por semana. “É uma massa de panificação elaborada, tem que se preocupar com a aparência e eu primo muito por boa apresentação, dá bastante trabalho, tem todo um processo para fazê-las, assim, as vendas ocorrem uma vez na semana. Tornou-se uma iguaria de final de semana”, descreve.

Na TV

Como logo que começaram a ser divulgadas, as foccacias fizeram sucesso, um amigo, que também é fã da iguaria, sugeriu a participação de Leticia no programa Caminhos do Campos, da RPC. A gravação ocorreu há cerca de uma semana, e neste domingo irá ao ar, com todos os detalhes sobre a preparação das foccacias de Alice Borboleta. “Foi tão legal essa repercussão, porque quando comecei a trabalhar com as foccacias eu me reinventei. Eu me realizei enquanto dava aulas, e quando me aposentei, no meio da pandemia, não tive a oportunidade de me despedir tomando nem um só cafezinho na sala dos professores, daí me perguntei o que faria aposentada, eu queria fazer alguma coisa através da qual também pudesse me realizar, e agora posso compartilhar essa realização”, finaliza.

O programa Caminhos do Campo é apresentado aos domingos, na RPC, a partir das sete horas da manhã.

Foccacia garden

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!