Ex-presidente da Câmara, Fátima Castro, segue internada por causa de uma trombose

Ex-presidente da Câmara, Fátima Castro, segue internada por causa de uma trombose

Da Redação

A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Castro, entre 2017 e 2020, Fátima Castro, segue internada desde março tratando de quadro delicado de saúde.
Ela chegou a ficar 8 dias internada em Unidade de Terapia Interna (UTI), após sofrer trombose na veia Porta, esplênica e partes da mesenterica inferior, a qual transporta o sangue dos órgão abdominais para o fígado, baço e drenagem do intestino. Os sintomas iniciaram em 9 de março, quando Fatima sentiu desconforto e dores na região do abdômen. “Até então, parecia uma colelítiose, que são pedras na vesícula”, conforme explicou a filha, Ana Barth, quando a mãe procurou a UBS do Socavão. De lá, seguiu para diversos exames, sempre acompanhada da filha, que estuda medicina.
O caso foi se agravando, a ponto de precisar ficar internada na UTI do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) por alguns dias. Lá, ela descobriu uma hemorragia interna, após sentir fortes dores. No dia 19 de março, ainda apresentou dor súbita e chegou a perder a capacidade de alguns movimentos. Como precisou de vaga na UTI, antes permaneceu no pronto atendimento.
O risco de abrir o abdômen de Fátima era muito grande, pois estava sangrando. A princípio, mesmo parando o sangramento, qualquer procedimento dessa natureza traria riscos e sofrimento intestinal. Na ocasião, apesar da gravidade, não precisou ser submetida à cirurgia.
Diante do seu estado, Fatima permaneceu internada, alimentando-se via dieta venal. O intestino estaria em sofrimento, como explicou a filha, após aumentar as dores.
Além disso, Fátima também descobriu um derrame pleural, o qual foi drenado e feito os procedimentos cabíveis. O líquido do derrame foi enviado para estudos, buscando descobrir a origem, resultado que deve sair nos próximos meses.
Ana pernoita ao lado da mãe no hospital, sempre com a ajuda de outras duas pessoas. Passado os dias, a situação tende a melhorar para a paciente, que seguirá se recuperando.
Ana se diz confiante que a mãe possa ser liberada do hospital nos próximos dias, e contou que ela [Fátima] nunca teve outros problemas de saúde.
Após sua plena recuperação, Fátima precisará fazer anticoagulação para o resto da vida.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!